
Da Colômbia para o Brasil: Jhonatan Ospina estreia em seu primeiro festival no país, no Surreal Park
Um dos nomes mais autênticos do techno internacional chega ao Brasil para sua primeira apresentação em um festival. O DJ e produtor colombiano Jhonatan Ospina, radicado nos Estados Unidos e frequentemente ativo em São Paulo, se apresenta no House Mag Festival, que acontece no Surreal Park, em Camboriú, no dia 20 de setembro, integrando um lineup com 79 artistas.
Apesar de já ter passado por clubes brasileiros como o Crema Club e o Abstratto Club, esta será sua estreia no evento – e também no Surreal Park.
Reconhecido por suas performances híbridas e pelo controle do theremini (sintetizador da Moog controlado por gestos das mãos), em seu set Ospina mergulhará na intensidade do techno, explorando uma linha industrial, raw e peak time que refletem o estilo de suas novas produções e prometem manter a pista em alta energia.
Universo audiovisual
Sua identidade artística vai além do som: Jhonatan Ospina constrói sets audiovisuais que ampliam a experiência da pista, unindo batidas e visuais em um mesmo universo criativo. Entre eles, destacam-se o Theatro Municipal de São Paulo, onde uniu música clássica ao techno, o Centro Cultural Vila Itororó, patrimônio histórico da cidade, e o heliponto do Hotel Mercure, onde explorou tecnologia de realidade virtual 360° para criar uma imersão total.
O artista também gravou dois sets em Tulum, no México, em cenários inusitados como um centro de reciclagem e a Casa Tortuga, misturando paisagens naturais com música eletrônica. Essas iniciativas reforçam seu interesse em conectar som, imagem e espaço de formas inovadoras. Sua recente parceria com a Clubbing TV, em Paris, também marcou um passo importante na carreira, ampliando sua presença internacional.
Premiação com “Mistery”
O videoclipe da faixa “Mistery” conquistou o prêmio de Melhor Videoclipe no Miami Street International Film Festival, realizado nos Estados Unidos em 2024. A obra também foi reconhecida em outros eventos, como o Rome Prisma Film Awards e o New Jersey Film Awards, além de ter sido selecionada para o Berlin Lift-Off Film Festival e indicada ao New York Tri-State International Film Festival.
O clipe contou com direção de Mateus Rigola – cineasta e fotógrafo que já trabalhou com artistas como Zé Felipe & Virgínia, Hungria, Péricles, Nando Reis, MC Guimê, Dennis DJ, Kevinho e Gusttavo Lima – e direção de movimento de Duda Gouveia, bailarina que já colaborou com nomes como Sandy & Junior, Kevinho e Bruno & Marrone, além de integrar o balé em grandes eventos, como Rock in Rio e Tomorrowland Brasil.
Discografia
Na discografia de Ospina, destacam-se faixas como “Space”, lançada pela Kollektiv Black; “Addicted to You”, em colaboração com a cantora brasileira Cris Piza; e a própria “Mistery”, lançada pela Cactunes Records.
O produtor lançou “Awakening”, que entrou para o Top 20 da categoria Hype Melodic House & Techno no Beatport. Mais recentemente, apresentou o single “Be Free”, pela OMNES Records, que conquistou o Top 50 da mesma categoria. A faixa veio acompanhada de um projeto visual colaborativo com três artistas plásticos brasileiros, que criaram obras inspiradas na música.
Em sua estreia no House Mag Festival, Jhonatan Ospina promete entregar uma experiência imersiva e emocionante. Um marco que inaugura seu ciclo de festivais no Brasil.
Sobre Jhonatan Ospina
Nascido na Colômbia, baseado nos Estados Unidos e frequentemente ativo em São Paulo, Jhonatan Ospina é um dos nomes mais autênticos do cenário techno global, e se destaca por misturar ritmos poderosos e texturas sonoras profundas, criando uma atmosfera hipnótica, profunda, emocionante e significativa na pista de dança.
Com sets gravados em espaços culturais brasileiros, como Centro Cultural Vila Itororó e Theatro Municipal, e produções audiovisuais de alto nível, como no heliponto do Hotel Mercure, em São Paulo, chama atenção com apresentações híbridas e controle do theremini — synth da Moog que corresponde a uma versão moderna do theremin, um dos primeiros instrumentos eletrônicos criados, no qual os gestos das mãos são captados por sensores e convertidos em sons.
Passeando por vertentes como techno melódico, minimal e progressive techno, Ospina tem entregado grandes lançamentos, entre eles “Space”, via Kollektiv Black, “Addicted to You” — collab com a cantora e compositora brasileira Cris Piza, jurada do programa “Canta Comigo" da Record TV — e “Mistery” com a Cactunes Records, cujo videoclipe foi premiado no Miami Street International Film Festival.
Ganhou prêmio na mesma categoria para Rome Prisma Film Awards, New Jersey Film Awards. Foi selecionado para o Berlin Lift-Off Film Festival, Tokyo International Short Film Festival e indicado ao New York Tri-State International Film Festival. O clipe também está sendo considerado para o Liverpool Indie Awards e Cannes International Film Week.
Imagem de capa: Divulgação.
Sobre o autor
Últimas notícias

Da Colômbia para o Brasil: Jhonatan Ospina estreia em seu primeiro festival no país, no Surreal Park

Guy J na Ópera de Arame: o poder de transformar progressive house em narrativa musical
