Notícias

Projeto de lei da Califórnia visa descriminalizar drogas psicodélicas e recreativas

O projeto foi apresentado pelo senador democrata Scott Wiener e é um dos projetos de reforma das políticas de drogas mais progressistas da história dos Estados Unidos.

Ele foi submetido à legislatura do estado da Califórnia e visa descriminalizar a posse e uso pessoal de drogas psicodélicas LSD, DMT, mescalina, psilocibina e psilocina, além das drogas recreativas MDMA e cetamina. O projeto de lei promove o uso médicos dessas drogas e também visa revogar todas as condenações criminais relacionadas às drogas, além de permitir o “uso social”, mas não comercial.

O projeto, intitulado “Senate Bill 519” foi apresentado pelo senador Wiener no início do mês. Ele disse ao The Guardian: “As pessoas não deveriam ir para a cadeia por posse ou uso de drogas. É um problema de saúde, não um problema criminal, e espero que cheguemos até lá. “ Ele também falou ao New Atlas: “A guerra contra as drogas e o encarceramento em massa são políticas destrutivas e fracassadas, e devemos acabar com elas.”

“Além disso, dada a gravidade da nossa crise de saúde mental, não deveríamos criminalizar as pessoas por usarem drogas que se mostraram promissoras no tratamento de problemas de saúde mental. As pessoas deveriam ser capazes de buscar tratamento alternativo para doenças como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático, e precisamos disponibilizar tratamentos com base científica para os necessitados. Cidades como Washington, DC e estados como Oregon abriram o caminho, e agora é a vez da Califórnia”, complementa.

Este projeto vai ainda mais longe ao defender o uso medicinal, o uso social e a revogação de condenações criminais. O resultado da proposta deve levar até dois meses.