Dicas para otimizar o seu computador e aumentar a qualidade das produções musicais
- Por Caio Pamponét -
Vários são os avisos inesperados que podem aparecer durante uma produção musical pelo pc, como “Este projeto contém dados inválidos que podem fazer com que o programa trave” ou ao usar o FL Studio: “O iniciador do motor FL Studio não está respondendo” e “Ocorreu um sério erro de programa”. Tratando-se do software da Ableton, pode surgir também que “O Live será encerrado após fechamento desta caixa de mensagem…”.
Na maioria das vezes, essas falhas ocorrem em máquinas insuficientemente boas e com má otimização. Estamos cientes de que comprar equipamentos decentes está diretamente ligado a poder arcar com custos realmente consideráveis e uma parte significativa dos produtores iniciantes (principalmente jovens) não consegue apresentar tais quantias, consideradas muitas vezes até como metas. Acontece que muitas vezes o computador também não está devidamente otimizado e você precisa ajudá-lo para pode usar todo o potencial ali existente.
Um ótimo tutorial foi feito pela In The Mix há alguns anos atrás com várias dicas. Entre estas, temos algumas especificamente para produção musical pelo FL Studio: primeiro desligue a conexão com a Internet e desative todos aqueles aplicativos em segundo plano do seu computador. Lembre-se também de sempre deletar plug-ins que você não usa mais, já que eles consomem a memória RAM desnecessariamente. Em seguida, abra o programa e localize a opção “MACROS”, na guia Ferramentas. Aí clique nela e selecione a Purge Unused Audio Clips, o que excluirá clipes de áudio não usados.
No que diz respeito às configurações de áudio da sua máquina, é essencial que você: aumente o tamanho/comprimento do buffer, o que permite um respiro maior para a CPU; permita o processamento multithread para que todos os núcleos da própria CPU trabalhem juntos e ative o recurso Smart Disable, que desabilita todos os plug-ins inativos, mas reabilita-os quando necessário.
E os áudios em formato .midi? A melhor coisa que você pode fazer para usá-los na redução do processamento é renderizar para .wav ou .mp3, trabalhando essas trilhas em um mixer ou gravando diretamente pelo Edison. Enfim, se for mudar seu computador/laptop para o modo de alto desempenho, sempre garanta que o estado mínimo do processador seja próximo a 100%.
Sobre o autor
Caio Pamponét
Graduando em jornalismo pela UFBA e Redator da Play BPM. Um apaixonado por música desde a infância que cultiva o sonho de viajar pelo mundo fazendo o que ama e conhecendo novas culturas. Com um desejo inerente de fomentar a cena eletrônica de sua terra - Salvador, BA, Caio Pamponét respira os mais diversos BPM's e faz da música o seu combustível diário.