Notícias

DJs de Techno se unem em vídeo de apoio à Bassiani e aos protestos em Tbilisi na Geórgia

Antes de de mostrar o vídeo, entenda o porque tudo isso está acontecendo na Geórgia e como isso impacta à todos dentro da cena eletrônica mundial! O Play BPM te explica!

A capital da Geórgia ganhou muita atenção no ano passado para sua cena eletrônica, que gira em torno do clube Bassiani . Sua imprensa, documentários em vídeo e resenhas entusiasmadas de DJs em turnê como Nina Kraviz pintam a imagem de um clube incrível com um som matador e uma vibração imbatível, e isso acendeu nosso desejo de dar uma olhada. Juntamente com os clubes de Kiev, Moscou, Cidade do México, Leipzig, Lisboa, Belgrado, Bogotá, Varsóvia e Bristol, a capital da Geórgia, Tbilisi, e sua cena de Techno estão na lista de lugares imperdíveis para os amantes da cena.

Muito parecido com Berlim, Tbilisi, a capital da Geórgia, é uma cidade moldada pela sua recente história de guerra. A Geórgia esteve envolvida em várias guerras nos últimos 25 anos, o que fez com que a pobreza aumentasse. Parece que os jovens de Tbilisi querem esquecer esses eventos dançando e se perdendo completamente em clubes locais, o que está alimentando o crescimento da cena de dança underground da cidade.

Clubes como o KHIDI e o Mtkvarze abriram em Tbilisi há alguns anos, e lá está o Café Gallery , que é frequentado por gays. Mas é Bassiani , um clube industrial erguido sob um estádio de futebol, que recentemente colocou a cidade no mapa. Depois que Nina Kraviz, Speedy J, John Talabot e outros DJs famosos passaram por suas portas, o clube começou a conquistar reconhecimento na cena global de house e techno.

Bassiani foi fundada em 2014 por Tato Getia, Zviad Gelbakhiani e Naja Orashvili como um clube com um elemento político e ativista. Seu principal objetivo é se posicionar contra as políticas de drogas extremamente rigorosas da Geórgia e combater a homofobia através de partidos queer livres. Existe uma política de tolerância zero em relação às drogas na Geórgia. Legalmente, não importa se você está carregando um miligrama de MDMA ou um quilo de heroína. Todas as drogas e todas as quantidades se enquadram na mesma categoria. Você pode ser preso porque estava carregando quatro gramas de MDMA e pode pegar até 20 anos de prisão

Após os acontecimentos na capital da Geórgia, Tbilisi, no último fim de semana, quando a polícia prendeu os donos da Bassiani,as pessoas organizaram um protesto pacífico na frente do parlamento do país com muito Techno.

Hoje a cena eletrônica mundial se mobilizou e fez um vídeo de apoio ao movimento com a frase “TOGETHER WE DANCE, TOGETHER WE STAND” (Juntos nós dançamos, juntos nós resistimos). Se liga no vídeo: