Novo documentário sobre desigualdade de gênero na música eletrônica é lançado
Sabia que em 2019 apenas 5 dos considerados 100 melhores DJs do planeta eram mulheres? Sim, você leu certo. Mas a premiada profissional em documentários Stacey Lee decidiu assumir uma missão de abordar essa questão envolvendo desigualdade de gêneros, sobretudo na cena da dance music. Ela te propõe a não só refletir sobre, mas tenta inspirar todos por mudanças mais profundas, com seu recente projeto visual intitulado “ UNDERPLAYED“.
Lançado em plataformas de streaming exatamente no Dia Internacional da Mulher, o documentário não só marcou presença nesta data inspiradora, mas chegou para destacar também jornadas pessoais de inúmeras mulheres competentes, que estão deixando sua marca e alcançando o topo da indústria. Em registros durante diferentes temporadas de festivais de verão, por todo o mundo, Stacey destaca não só um grupo com artistas renomadas, incluindo Alison Wonderland, Louisahhh, NERVO, Nightwave, REZZ, Sherelle e TOKiMONSTA, mas muitas outras que ainda lutam pelo seu espaço.
O nascimento da música eletrônica traz para o próprio gênero, até hoje, ideais de diversidade. No entanto, em “UNDERPLAYED”, fica óbvio como DJs mulheres, mesmo produzindo faixas de alto nível, ainda não conseguem receber devido reconhecimento, comparado ao dos homens. Diante disso, Stacey fez questão de destacar também outras narrativas levantadas pelas artistas, como sobre identidade de gênero, etnia e igualdade sexual.
Enfim, o documentário inovador certamente vai desempenhar um papel muito importante, encorajando na “mudança tangível do equilíbrio de poder e que, esperançosamente, transcenderá o cenário da música eletrônica”. Assista ao trailer oficial abaixo e confira o projeto completo por aqui.
Sobre o autor
Douglas Anizio
Redator da Play BPM, Freelancer e graduado em Administração. Um eterno apaixonado por Música Eletrônica.