OXIAé um dos DJs e produtores mais respeitados da França, com uma carreira de mais de vinte anos e uma intensa turnê em todos os continentes. Com uma lista impressionante de remixes e lançamentos em labels famosas (8 bits, Hot Creations, Saved, Knee Deep in Sound), além de sua própria label, “Diversions Music” e uma série de colaborações com artistas de alto nível, como Agoria, Miss Kittin, etc. O ano de 2017 é particularmente promissor, como ilustrado com o sucesso do relançamento, ‘Domino remixes’, de seu sucesso clássico mundial da label de Agoria, a “Sapiens” e por seu recente remix do clássico de Moby, “Why Does My Heart Feel So Bad”.
Olivier Raymond, aka OXIA, entrou na música no início da adolescência, com uma predileção para a batida mais Funky e Disco, e uma estréia em um programa local de rádio. Olivier já havia começado a se misturar, influenciado por um grande espectro de estilos musicais: Funky, Italo-Disco, New Wave e a cena inicial de House. Ele conheceu no ensino médio seu futuro parceiro musical, Stephane Deschezeaux, com quem comprou seus primeiros pedaços de equipamentos e começou a compor música no início dos anos noventa. Pouco tempo depois, Olivier tornou-se DJ residente em um clube em sua cidade natal, Grenoble, iniciando uma carreira em música eletrônica. Em 1994, nasceu o ato ao vivo “OXIA” de Stephane e Olivier.
Em 1995, eles conheceram The Hacker, Alex Reynaud e Kiko; No mesmo ano, Olivier criou o Ozone Records junto com Kiko, onde a OXIA lançou seu primeiro EP.Olivier continuou em 1998 para criar uma nova label com The Hacker e Alex Reynaud, batizada de “Goodlife” em homenagem à mítica track Inner City. Stéphane e Olivier se separaram no início dos anos 2000; O último continuou com o moniker OXIA como um ato de DJ solo. Ele continuou com a evolução do som, agora concentrando-se fortemente no Techno Groovy, que deu origem a uma série de EPs e remixes através da Goodlife, mas também em labels como Intec, Terminal M e muitos outros. Em 2004, ele lançou seu álbum solo ’24 HEURES ‘ pela Goodlife, uma homenagem vibrante para a cena Techno de Detroit.
A track ‘Domino’, lançada inicialmente pela Kompakt, tornou-se um sucesso mundial em 2006. Hoje, essa faixa tornou-se um clássico, ainda regularmente tocado ao redor do mundo, com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube. Em 2008, a OXIA conseguiu o segundo e terceiro lugar no Beatport Music Awards para “Best Remix” (com o seu remix da faixa de Butch “On the Line”) e o Melhor ‘Techno Artist’. Em 2009 ele teve a faixa ‘Whole Life’ (8Bit) ganhar o segundo lugar da Beatport Music Awards na categoria ‘best tech-house’. Foi também o número um dos charts anuais de DJs à época. Muitos remixes e faixas originais seguiram sendo lançadas ao longo dos anos seguintes para a SCI + TEC, Tsuba, Soma, Herzblut, Time Has Changed, etc., além de duas compilações de mixes (5 anos de Systematic, 5 anos de 8Bit).
Em 2012, a OXIA lançou seu segundo álbum ‘Tides Of Mind’ na label francesa Infiné Music, o qual contou com as collabs dos cantores convidados Miss Kittin, Mesparrow e Scalde. Os sons profundos e melódicos deram uma diversidade às faixas, da pista de dança ao downtempo. Mais tarde, a OXIA completou inúmeros remixes e faixas para Visionquest (colaboração com Agoria), Noir Music (colaboração com Nicolas Masseyeff), Clarisse Records, Moan, Material, e por aí vai! O ‘Perception EP’ de OXIA foi lançado dois anos depois. Uma compilação de CD de mixes para o Club Kyo em Singapura também veio logo em seguida. Em 2015, vários remixes e EPs foram lançados em labels altamente respeitadas, como Hot Creations, Saved, Knee Deep In Sound, etc.
Em 2016, a OXIA voltou para a 8bit e lançou seu “Unity EP”. Durante o verão de 2016 ele tocou várias vezes a música “Music On” na Amnesia Ibiza, sendo sua residência pelo terceiro ano consecutivo, incluindo, a festa de encerramento da temporada. Em julho do mesmo ano, juntamente com seu amigo íntimo Nicolas Masseyeff, o OXIA fundou a Diversions Music. O primeiro lançamento da label foi ‘Connivence EP’, com três tracks da própria dupla. Em outubro o segundo lançamento da Diversions saiu, o ‘Secret Point EP’, outro trio de tracks feito pelo próprio OXIA.
2017 viu o clássico sucesso mundial de OXIA, ‘Domino’, que recentemente celebrou seu aniversário de dez anos, relançado pelo novo rótulo ‘Sapiens’ de Agoria. ‘Domino Remixes’ apresenta uma versão retrabalhada por seu criador, bem como remixes de Frankey & Sandrino, Matador e Robag Wruhme. OXIA remixou o sucesso clássico de Moby em 1999, “Why Does My Heart Feel So Bad?”, lançado no rótulo espanhol Suara em março. Em abril, o remix “Exposure” de Stefano Noferini foi lançado na label italiana Moan.
Chega de papo e vamos ao que interessa. Veja o videoclip de ‘Domino’, lançado ontem. Dê o PLAY: