Dossiê Yellow Claw – Conheça mais sobre esse duo que retorna ao Brasil para o Lollapalooza 2018
Três anos após sua passagem pelo EDC Brasil, o Yellow Claw se apresentará novamente no Autódromo de Interlagos. Então para você não perder a oportunidade de assistir a apresentação desses fenômenos da Trap Music, o Play BPM trouxe um dossiê completíssimo com as principais informações da trajetória deles.
Nascidos e criados em Amsterdam, o Yellow Claw é uma dupla composta por Jim Aasgier e Nizzle. Até 2016 o grupo contava com mais um integrante, o MC Bizzey, que se afastou dos palcos em junho daquele ano.
Em termos de carreira o grupo ganhou popularidade em meados de 2010, depois de fundar e hospedar uma festa em uma das casas noturnas mais famosas de Amsterdam, o Jimmy Woo. Durante 2012 e 2013, lançaram diversos singles bem sucedidos, que foram traçados nas paradas nacionais holandesas e belgas, sendo eles: “Krokobil”, “Nooit Meer Slapen”, “Thunder” e “Last Night Ever”. Os vídeos dos singles se tornaram virais, cada um ganhando mais de quatro milhões de visualizações no YouTube. Durante esse período, a dupla se apresentou em diversos festivais holandeses, como Dirty Dutch Festival, Sneakerz Festival e Solar Festival.
Ainda em 2013, assinaram com Mad Decent, label de Diplo. Em março daquele ano, eles lançaram sua primeira Extended Play internacional: “Amsterdam Trap Music”. Em junho, eles se apresentaram no “Diplo and Friends” na BBC Radio, e em julho no Tomorrowland na Bélgica. Em setembro, lançaram seu segundo EP, intitulado Amsterdam Twerk Music.
Em novembro de 2013, após a assinatura com a Spinnin’ Records, o grupo lançou seu primeiro single internacional: “Shotgun”, com vocais da cantora holandesa Rochelle. O single atingiu a décima colocação em popularidade na Holanda e vigésima na Bélgica.
Em maio de 2014, o Yellow Claw inaugurou sua própria label, chamada Barong Family, que viria a ser distribuída pela própria Spinnin’ Records. Porém, no ano seguinte a Barong Family se separou, passando a operar como uma label independente.
O ano de 2016 foi um marco para o grupo. Em junho, Yellow Claw anunciou em sua página oficial do Facebook que MC Bizzey havia decidido se afastar do grupo. A razão citada no post foi que o MC gostaria de passar mais tempo com a família. O último show do grupo como trio foi no palco Kinetic Temple do EDC Las Vegas 2016 e pelo que foi noticiado na época, o set foi repleto de emoção com o tom de despedida do integrante.
No início de 2017, o Yellow Claw lançou mais um álbum de sucesso. “Los Amsterdam” conta com diversas canções como “Light Years” com participação de Rochelle, “City On Lockdown” com Lil Debbie, “Good Day” com DJ Snake e Elliphant e “Hold On To Me” com o GTA. Ainda nesse ano, o Yellow Claw estreou sua passagem pelo mainstage do Tomorrowland na Bélgica. Além disso, o festival destinou um palco exclusivo para os artistas da Barong Family, que contou com a apresentação da dupla e de outros artistas, como Cesqeaux, GTA e San Holo entre outros.
Nós do Play BPM tivemos a oportunidade de acompanhar o set do Yellow Claw no Amsterdam Music Festival ( leia nosso review aqui) e afirmamos que o Lollapalooza acertou em cheio ao trazer um nome como esses para a edição de 2018.