Dubdogz anuncia Instituto Dubdogz com foco em transformação social através da arte
Formada pelos irmãos Lucas e Marcos Ruback Schmidt, a dupla Dubdogz anuncia o lançamento do Instituto Dubdogz, uma iniciativa voltada à transformação social por meio da arte. O projeto surge com a missão de democratizar o acesso à cultura e à arte, utilizando-os como ferramenta para desenvolvimento pessoal, educação, inclusão social e construção de um futuro com mais oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, incentivando a formação de artistas.
Escola de Música Dubdogz
O primeiro projeto do Instituto é a Escola de Música Dubdogz, que desde 2022 oferece aulas gratuitas de violão, violino, flauta, canto, coral e DJ para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em Juiz de Fora (MG), cidade natal da dupla. As atividades acontecem no Moinho, parceiro do projeto, e são conduzidas por profissionais renomados, além de contar com o apoio do Departamento de Música da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e do Rotary JF Norte.
Em 2024, com a parceria da MRS Logística, a escola ampliou para 118 vagas, beneficiando mais de 100 famílias. Além de desenvolver habilidades musicais, o projeto promove inclusão social, desenvolvimento cognitivo e emocional, autoestima e um impacto positivo na vida dos participantes.
O projeto tem dado tão certo que há histórias de alunos que já estão começando suas carreiras e atuando profissionalmente. As aulas de DJ, por exemplo, comandadas por Marquinhus SP - residente do Privilège e nome prestigiado na cena eletrônica da região, com mais de 30 anos de profissão -, têm surtido efeito. Bruno Wolff, de 18 anos, que se formou na prática ano passado, já produz suas próprias músicas, conseguindo lançá-las em gravadoras de renome, como Spinnin’ Records e LoudKult, além de se tocar em grandes clubs, como o Danke, em Juiz de Fora. Por sua vez, o DJ Aristides, aos 16 anos já se apresentou em eventos importantes, fazendo a abertura do Dog Secret em Juiz de Fora - no qual Dubdogz se apresentou para quase 10 mil pessoas na Avenida Rio Branco -, e vencendo seu primeiro contest de DJs no Café Muzik.
Mas os resultados não estão só na música eletrônica. Maria Eduarda, também conhecida como Duda Star, já sonhava em ser cantora profissional desde os 5 anos, quando reunia pessoas da família para fazer seu show particular. Hoje, aos 13, como ex-aluna de canto, já faz apresentações em aniversários e festas particulares.
Embora a ênfase atual seja a formação musical, o Instituto Dubdogz também tem como objetivo expandir suas atividades para outras expressões artísticas, sempre com foco em educação, inclusão e desenvolvimento de jovens talentos.