Vocês pensavam que EDM cabia apenas no mainstage de grandes festivais, nas festas mais animadas e nas playlists de músicas para eventos? Pois bem, saibam que não é bem por aí.
Um novo estudo descobriu que se você for dormir ouvindo música, você consegue entrar em sono profundo. A pesquisa oferece dados reveladores sobre sonhos relacionados à música. “The Sleep Judge” entrevistou 1.063 pessoas sobre suas experiências com sonhos relacionados à música. 55% dos entrevistados eram homens e 45% eram mulheres, com idades entre 22 e 61 anos, com uma média de 36 anos.
Entre a dance music, a análise relatou que o EDM é a vertente mais popular do gênero para ouvir tarde da noite, antes de dormir, entre 14% das pessoas. No entanto, também foi delineado como a pior vertente para se ouvir na cama, com 54% das pessoas incapazes de dormir bem e 57% insatisfeitas com o sono. Vale considerar que é um dos estilos mais animados e “chicletes”, com maior probabilidade de ficar na cabeça.
A música pop foi o gênero mais popular entre os entrevistados (36%), que apontaram Tayor Swift como uma de suas artistas favoritas. O rock clássico e a música clássica empataram em segundo lugar com 30% cada, com Mozart, Beethoven e The Beatles entre os artistas mais ouvidos. Embora a música disco não tenha sido a mais popular, foi a favorita pelos ouvintes que relataram um sono de alta qualidade.
Parece que a ausência de música ao vivo durante a pandemia do covid-19 teve um efeito nos sonhos dos fãs de música. A pesquisa descobriu que 1 em cada 3 pessoas sonhava em ir a um concerto ou casa de show, e quase 1 em cada 4 sonhava em se apresentar ao vivo.
O estudo também revelou algumas percepções surpreendentes e hilárias sobre os efeitos da música na cama, além dos hábitos de escuta. 19% dos entrevistados revelaram que sonhavam em ter um “encontro romântico” com um músico, e 17% disseram que sonhavam em ter um encontro sexual com ele. De acordo com os dados, as mulheres eram mais propensas do que os homens a relatar os dois tipos de encontros românticos.
A música tem poder e nos acompanha sempre, do acordar ao adormecer. Sabemos que as preferências são extremamente pessoais, mas podemos dizer uma verdade: a vida fica muito mais incrível quando temos uma trilha sonora nos acompanhando diariamente, seja ela qual for.
O estudo completo você pode encontrar aqui.
Sobre o autor
Cissa Gayoso
Sendo fruto do encontro de uma violinista com um violonista, a música me guia desde sempre e nela encontrei a família que escolhi para chamar de minha. A partir de 2021, transformei minha paixão em profissão e, desde então, vivo imersa nas oportunidades e vivências que este universo surpreendente da arte me entrega a cada momento! De social media à editora-chefe da Play BPM, as várias facetas do meu ser estão em constante mudança, mas com algumas essências imutáveis: a minha alma que ama sorrir, a paixão por música, pela arte da comunicação, e as conexões da vida que fazem tudo valer a pena! 🚀🌈🍍