Projeto “Elas Que Lutem” apresenta Festival Online de Representatividade Feminina
De acordo com a União Brasileira de Compositores, 87% dos artistas de festivais do mercado brasileiro são homens. Para tentar mudar essa realidade, as DJs Livia Lanzoni e Bruna Ferreira, da dupla From House to Disco, em parceria com Gabriela Bahia, curadora da Rádio Sal (Veneno) e do FFW e Francesca Sardi, residente do programa Night Sessions da Energia 97fm de São Paulo, se uniram para criar e apresentar o “Elas Que Lutem”, um coletivo de música eletrônica organizado e idealizado por mulheres. No dia 08/08, sábado, acontece o “Festival Elas Que Lutem”, que será transmitido via Twitch a partir das 16h.
O Festival começa no perfil da DJ Mari Rossi ( aqui) e, através da função raid da plataforma Twitch, terá sua audiência automaticamente transportada para os próximos perfis. Será uma jornada com oito horas de duração e muita música eletrônica comandada pela mulherada. No line-up estão as talentosas Miss Má, Larysss, Mari Rossi, Etcetera, Elisa Amaral, além do staff composto por From House to Disco, Gabi Bahia e Francesca.
Com estreia em janeiro de 2020, no formato de festa, o coletivo logo ganhou força para se transformar em um movimento com um objetivo nobre: balançar o mercado de festas que trabalha com line-ups majoritariamente masculinos. Para sanar a pergunta: “Onde estão as mulheres na cabine?”, o coletivo atua como uma curadoria de artistas da cena eletrônica, trazendo tanto novos rostos quanto nomes já consagrados, mostrando que elas estão aí e são super talentosas.
“O ‘Elas Que Lutem’ nasceu de situações incômodas que passamos ao longo da carreira, acontecimentos que descobrimos ser comuns a outras artistas no mesmo mercado: o descrédito da mulher no cenário de música eletrônica. Por isso, o projeto veio para balançar esse segmento que trabalha com line-ups majoritariamente masculinos. Notamos que, por mais que existissem excelentes artistas, elas não ocupavam lugares de destaques”, explicam as organizadoras.
Além da festa homônima, o coletivo também atua em projetos especiais para casas noturnas, festivais e marcas, desenvolvendo ativações e mostrando versatilidade para desenhar line-ups variados dentro das vertentes da house music, a exemplo da parceria com a Heavy House para uma livestream beneficente durante a pandemia covid-19, na qual um kit de higiene pessoal e cuidados femininos para mulheres em situação de vulnerabilidade foi criado, ação em conjunto com a UNAS Heliópolis que alcançou mais de 2.500 espectadores e arrecadou, junto com a casa, mais de R$ 50.000,00 em prol da causa.
O olhar para o feminino também abraça a causa LGBTQIA+, estendendo relevância e trazendo para o line-up todas que se identificam como mulheres: drags e trans. “Nosso carinho vai além de sermos um casal lésbico. Vimos que as mesmas situações não se restringiam apenas às mulheres cis, mas também às trans e drags. Por isso, o olhar para o feminino também abraça a causa, estendendo relevância e trazendo para o line-up todas que se identificam como mulheres”, ressaltam Bruna e Lívia.
Então, anote na agenda, separe o seu melhor look e divirta-se neste sábado, 8 de agosto, a partir das 16h00, no Twitch, com o “Festival Elas Elas Que Lutem”!
Quando: 08 de agostoHorário: 16h00Transmissão: Twitch ( aqui)Line-up: From House to Disco, Gabi Bahia, Francesca, Miss Má, Larysss, Mari Rossi, Etcetera e Elisa Amaral