Notícias

Enigma de Claptone: como tocar em dois lugares ao mesmo tempo?

O DJ e produtor Claptone é um artista muito enigmático, o que ganha mais força com sua típica máscara. Nos lembramos de uma vez em que estivemos uma apresentação dele aqui no Brasil, embora outra estivesse rolando ao mesmo tempo na ilha de Malta na Europa. Na escuridão desorientadora dos eventos, o misterioso produtor está sempre vestido com uma camiseta preta de manga comprida padrão, luvas brancas, cartola e, é claro, sua infame máscara de bico dourado. O anonimato é muito bom, mas a pergunta que não quer calar é: como Claptone pode estar em dois lugares ao mesmo tempo?

Entrevistamos o produtor em sua passagem pelo nosso país. As condições da entrevista foram comunicadas antecipadamente: nenhuma foto ou vídeo seria permitida e Claptone estaria usando a máscara. Mas a realidade ainda surpreendeu.

“Para mim, este é o meu rosto” , diz ele, com seu impecável inglês pintado com um sotaque alemão. “Não é sobre a minha personalidade, eu quero tocar as pessoas com a minha música, seja com a minha performance no palco quando estou tocando, ou com as músicas que escrevo. Não quero que elas se intrometam na minha vida pessoal”, explica. Mas o anonimato é na verdade apenas metade do mistério do Claptone.

À frente de seu segundo álbum, “Fantast”, o DJ estava na Austrália para tocar no festival Groovin ‘the Moo e viajava, bem como em suas festas “The Masquerade”, pelas principais cidades australianas. Mas, neste mesmo final de semana, também havia shows do Claptone acontecendo do outro lado do mundo: em Nevada, Santa Bárbara e San Diego, nos Estados Unidos. No fim de semana anterior, ele tocava no Groovin ‘the Moo em Wayville, Maitland e Canberra, porém ele também estava no México e na Grécia. Como isso foi possível?

Os confrontos síncronos são exibidos livremente em seu site, mas é seguro dizer que há pelo menos duas pessoas tocando em shows do Claptone em diferentes partes do mundo. Ficamos confusos e curiosos sobre a questão da “autenticidade”, será que estávamos falando com a pessoa que realmente fez “Fantast”? Mas o homem no quarto de hotel atrás da máscara de ouro parecia imperturbável.

“Eu acho que ‘autêntico’ é um mito do rock, e eu não sou fã do mito do rock” , diz ele com firmeza. “Sou fã de Devo, David Bowie e The Residents”, completa. Claptone é um ser mítico e pode viajar o tempo em certa medida, às vezes com o Learjet e às vezes apenas pela mente. Cabe à imaginação do ouvinte.

“Eu amo segredos e adoro deixar as pessoas sob o feitiço, mantendo meus segredos e deixando um monte de coisas para a imaginação deles. Em última análise, desde que a performance que eles tenham seja ótima, eu não acho que seja uma coisa ruim”, diz o astro .

Nesse ponto, seu show de “The Masquerade” eufórico no Coburg Velodrome de Melbourne foi inegável. Claptone é um dos maiores nomes da música eletrônica, e a multidão delirante lotou a tenda para ouvi-lo entregar seu sermão. Bombas de confete explodiram em sincronia com a condução de linhas de baixo e  com um sistema de som impecável apresentou seus hinos elegantes na casa.

As faixas do então inédito “Fantast”, como “Under the Moon” e “Night”, foram recebidas tão ansiosamente quanto os grampos, como seu tempestuoso remix de “Liquid Spirit”, de Gregory Porter, e “We Got the Power”, de Gorillaz, mas “Fantast” não foi feito para o filme e sim para a pista de dança.

“Nós (…) “Eu queria fazer algo que você pudesse ouvir, e você não fica entediado e é legal ouvir isso” , conta o produtor. “(Um álbum) experimental até certo ponto, com as referências de Claptone e o som principal do Claptone, mas também condensado, na medida em que não tem batidas de intros e vence outros como o que você ouviria nas faixas do clube”, complementa.

Seus sets de DJ são uptempo e explosivos, e “Fantast” ainda tem aquele maravilhoso swing de Claptone, mas também é mais escuro, mais sombrio e mais atmosférico. “Eu tinha um conceito para o álbum, indo e perdendo na natureza, dissolvendo-se em um sonho que poderia ser uma realidade… Uma ideia romântica, escapista e sonhadora. Utopia, escapando deste mundo e enchendo-a de histórias fantásticas É daí que vem o ‘Fantast'”, explica.

Nosso tempo de conversa acabou, mas o pensamento de Claptone como uma marca global que pode ser anonimamente reproduzida simultaneamente nos extremos opostos do planeta continuava a incomodar. “Como saber se foi você quem trabalhou neste álbum e não outra pessoa?”, questionamos. Claptone ri baixinho: “você não sabe”. “Eu fiz o álbum… Mas talvez eu esteja mentindo. Esse é o risco que você assume”, finaliza ainda deixando o enigma no ar.