Notícias

Empreendedores de Florianópolis criam solução acústica acessível para produtores independentes e iniciantes

Por Rodolfo Conceição.

Ter um estúdio cheio de equipamentos e com excelente tratamento acústico é o sonho de 10 em cada 10 DJs e produtores musicais. Enquanto monitores e placas de áudio, CDJs, controladores MIDI e demais equipamentos estão cada vez mais caros acompanhando o dólar, um projeto de estúdio personalizado pode custar até seis dígitos. Mas também tem gente trabalhando para resolver esse segundo ponto, como os empresários de Florianópolis Dubes Valente e Bruno Mel , que criaram uma solução muito eficiente para tratamento acústico.

Apaixonados por música e pelo mar como todo bom morador da capital catarinense, os dois amigos de longa data criaram um kit de equalização para home studio de fácil montagem e a um custo muito mais atraente para músicos independentes ou iniciantes. “Um projeto personalizado de tratamento acústico parte de R$ 10 mil e pode chegar aos seis dígitos, incluindo o design, material, mão de obra e instalação. O kit da Ilha Acústica tem um valor muito mais acessível, que pode variar pois os produtores permitem personalização, como alterações de acabamento e tipo de tecido”, conta Dubes, que atuou por 10 anos como produtor de eventos antes de se especializar em marcenaria moderna e design 3D de móveis planejados.

O kit acústico padrão é composto por nove painéis de fácil montagem, adaptáveis a praticamente qualquer configuração de estúdio que funcionam para prover uma área livre de reflexões do som no ponto de mixagem e, de quebra, ainda vão deixar o ambiente muito mais bonito esteticamente. “Os painéis atenuam as ondas estacionárias e diminuem o tempo de reverberação. Com isso, preserva-se a imagem estereofônica, melhorando significativamente a qualidade sonora do ambiente, resultando em uma percepção sonora mais clara”, explica Bruno, que é músico e produtor musical com graduação pela SAE Nova Iorque e Oxford.

Além do excelente custo-benefício, Dubes destaca outro diferencial do kit. “O melhor é que não requer instalação além das luminárias acústicas que vão no teto. Como ele é todo móvel, a montagem é muito prática. Enviamos o kit com todos os parafusos, cabos e instruções de instalação”, diz, ressaltando que o cliente pode enviar metragem e fotos do estúdio para receber orientações sobre o posicionamento e configurações específicas, como melhor distância dos painéis para as paredes e o ponto de mixagem.

O kit também inclui, além do manual do usuário, um e-book sobre acústica para que ele possa melhorar ainda mais o estúdio. “Um dos objetivos da Ilha Acústica é desmistificar essa ciência transmitindo conhecimento através de conteúdos de valor seja em nossas redes sociais ou através dos próprios produtos”, revela Bruno. A dupla inclusive já começou a criar conteúdo nesse sentido no Instagram da marca (confira aqui) .

Produtores que moram em imóveis alugados sempre enfrentaram o dilema sobre como montar um home studio, considerando que o investimento para projetar e montá-lo pode se perder em caso de mudança. O kit também resolve esse problema por ser totalmente móvel, sendo uma ótima solução para qualquer ambiente de produção sem tratamento. “O kit é mais barato do que muitos dos equipamentos profissionais, e a maioria dos produtores não consegue tirar proveito desses equipamentos por causa das reverberações do ambiente. Não adianta ter uma Genelec sem um tratamento acústico adequado”, completa Dubes, fazendo referência à respeitada marca finlandesa de monitores de áudio.

Após a produção das primeiras unidades dos kits da Ilha Acústica, Dubes e Bruno recorreram à House Mag Academy, em Florianópolis, para validar a ideia com diversos produtores musicais, montando um showroom nos estúdios da escola, e ali já ocorreram as primeiras vendas. Depois dessa etapa inicial, o projeto recebeu uma segunda validação com a aprovação no edital 2021.1 do CocreationLab, uma pré-incubadora que visa desenvolver o empreendedorismo e transformar ideias em negócios. “Acreditamos que será uma experiência enriquecedora e com muito conhecimento agregado através do convívio com outros empreendedores, mentores e palestrantes. Estruturando todo o projeto na plataforma, esperamos conseguir um modelo de negócio lucrativo e de grande contribuição para o mercado da música”, finaliza Bruno.