Estudo revela que 1/4 dos jovens abaixo de 35 anos já sofrem com perda auditiva
- Conteúdo autoral -
Sabe aquela conversa de que é cedo demais para se preocupar com a audição? Uma recente pesquisa mostrou que esse pensamento é muito equivocado.
A startup voltada à cuidados auditivos Eargym analisou a audição de mais de 1.000 pessoas por mais de quatro meses - e o resultado foi alarmante.
Os dados diagnosticaram que, entre o grupo demográfico de 16 a 35 anos, 24% têm perda auditiva e 19% já apresentam possíveis sinais.
Além disso, foi revelado também que 47% dos jovens têm uma idade auditiva maior do que sua idade biológica, com uma diferença média de 13 anos. Ou seja, os ouvidos da galera se encontram mais deteriorados do que se espera!
Esse estudo foi realizado por meio de uma atividade chamada “speech-in-noise” (ou "fala no ruído" em português), que é validada cientificamente.
E como música é terapêutica e influencia nosso humor diário, os resultados também indicaram que mais da metade dos entrevistados diagnosticados com problemas auditivos sentiram um impacto na qualidade de vida deles.
A própria Organização Mundial de Saúde declarou recentemente que 1,1 bilhão de jovens correm o risco de sofrer perda auditiva permanente devido a práticas inseguras como ouvir música em altos volumes.
Lançado em 2020, a Eargym, responsável pela pesquisa, foi criada por Amanda Philpott e pelo DJ Andy Shank, que também sofreram com perda auditiva antes de fundar a empresa.
"A boa notícia é que a perda auditiva pode ser evitada e podemos tomar medidas proativas para cuidar e melhorar nossa audição em qualquer idade. Pesquisas mostram que, embora o ouvido em si não possa ser melhorado diretamente, o cérebro pode aprender e responder a estímulos auditivos específicos por meio de treinamento regular"
Explicou AmandaFrequentar shows ao vivo ou escutar música nos fones altos é uma atividade recorrente na vida de nós, fãs de música. Mas é preciso deixar de negligenciar o cuidado com a audição e começar a cuidar de nossa saúde. Imagine viver sem poder ter a experiência completa dos sons? Seria um pesadelo, né?
Portanto, não vacile e tome alguns cuidados, como o uso de protetores auriculares em shows e limitar o volume dos fones de ouvido. Ações simples mas que podem salvar sua audição!
Imagem de capa: Reprodução.
Sobre o autor
Caio Pamponét
Graduando em jornalismo pela UFBA e Redator da Play BPM. Um apaixonado por música desde a infância que cultiva o sonho de viajar pelo mundo fazendo o que ama e conhecendo novas culturas. Com um desejo inerente de fomentar a cena eletrônica de sua terra - Salvador, BA, Caio Pamponét respira os mais diversos BPM's e faz da música o seu combustível diário.