Estudos indicam que o que você escuta na adolescência determina o seu gosto por música na idade adulta
Um estudo recente publicado pelo renomado The New York Times analisou dados de ouvintes do serviço de streaming Spotify, ao qual foram realizados testes para saber a relação entre a idade daquela determinada pessoa e suas músicas marcadas como preferidas no aplicativo. A pesquisa retornou algo até então impensável: o que as pessoas escutam não se limita apenas ao que faz sucesso atualmente, ou seja, as famosas ‘fases’ da música.
Seth Stephens-Davidowitz, coordenador geral do estudo, afirmou que a maioria das pessoas tem sua opinião formada em relação a música em algum momento da adolescência, e ela perdura até a fase adulta. O exemplo utilizado por ele baseia-se em homens e mulheres entre os 38 e 41 anos de idade que tem como músicas prediletas aquelas feitas por bandas de rock há mais de 25 anos, quando essas pessoas ainda se encontravam no início da adolescência.
Ademais, um fato curioso: Stephens ainda concluiu que a música escutada por jovens nos seus vinte e poucos anos, ou até mesmo quando adultos, tem menos influência sobre eles do que aquelas em seu período de adolescência.
Para ler o artigo completo,