Estudo comprova sucesso de evento ao vivo com teste rápido para Covid-19 na Espanha
Quase 500 pessoas participaram de uma festa que durou aproximadamente cinco horas em Barcelona. Como parte do estudo financiado pelo Primavera Sound, festival de música espanhol, o evento também trouxe resultados dos testes rápidos para corona vírus no mesmo dia. E isso acabou despertando no público boas expectativas para a volta de eventos musicais internos.
Falando sobre o estudo em si, ele procura mostrar como testes com resultados instantâneos podem facilitar num retorno à realização dos eventos musicais, durante período pandêmico, sobretudo nos ambientes fechados. O próprio procurou provar também que as festas ‘indoor’, em condições sanitárias específicas, não levariam a um aumento dos casos.
Foram selecionados 1.047 participantes não infectados duas semanas antes e que comprovaram resultado negativo em testes rápidos de antígeno no dia do estudo. Em seguida, eles foram divididos aleatoriamente em grupos de controle e experimentais, sendo que o primeiro não compareceu ao evento. Já o último grupo recebeu máscaras do tipo N95, que eram de uso obrigatório, exceto para beber, e nenhum distanciamento físico foi imposto. Dançar e cantar também foram permitidos durante as cinco horas, porém o movimento nas áreas de fumantes e bares era controlado. Todos voltaram a ser testados oito dias pós concerto e, do grupo experimental, nenhum participante testou positivo, levando os pesquisadores a afirmar que “musicais ao vivo que seguem medidas sanitárias adequadas não oferecem riscos para um aumento dos casos de Covid-19. ” Enquanto que no ramo de controle, dois contraíram o vírus.
Esse estudo foi realizado pela Fundação contra Aids e Doenças Infecciosas, do Hospital Universitário Germans Trias i Pujol, no último dia 12 de dezembro em Barcelona. Na matéria relacionada ao assunto em seu site oficial, o Primavera Sound agradece a iniciativa Back On Track, já que sem ela “tudo isso não teria sido possível”. Lembrando que hoje, a Back On Track conta com a participação de outras grandes marcas, como as gravadoras Sony e Universal, a marca de bebidas Jägermeister e os gigantes dos eventos Live Nation e Ticketmaster.
Sobre o autor
Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3