Notícias

EXIT Festival, primeiro grande festival na Europa após pandemia, ocorre neste fim de semana

Em contagem regressiva para a edição do 20º aniversário do EXIT Festival em Novi Sad! EXIT será o primeiro grande festival na Europa a acontecer após a pandemia abrir seus portões na quinta-feira (8), recebendo mais de 40 mil visitantes por dia de mais de 70 países diferentes. O bicampeão do melhor grande festival europeu acontecerá na impressionante Fortaleza Petrovaradin com vista para o rio Danúbio, durante quatro dias, de 8 a 11 de julho, contando com apresentações de por David Guetta, DJ Snake, Tyga, Sabaton, Paul Kalkbrenner, Solomon, Amelie Lens, Maceo Plex, Robin Schulz, Asaf Avidan, Satori, Boris Brejcha, Honey Dijon, Hot Since 82, Medusa, Paul van Dyk, DJ Topic, Artbat, Sheck Wes e muitos outros.

A lista de artistas internacionais também é reforçada pela confirmação de uma dos principais DJs de techno do mundo, Charlotte de Witte, o lendário artista de drum and bass Roni Size, o primeiro headliner internacional do Exit de 2001, que se apresentará com o favorito do festival MC Dynamite e o duo de bass multi-prêmio de Londres, Koven.

O programa EXIT deste ano vai decorrer em mais de 20 palcos e zonas de festivais, com dois palcos se destacando - esplêndido Palco Principal e o mundialmente conhecido mts Dance Arena. O programa completo de 4 dias vai das 19h às 8h, com uma abundância de transmissões ao vivo que podem ser assistidas no canal do YouTube e página do Facebook do festival.

A poderosa mts Dance Arena é considerada por muitos no mundo eletrônico como a melhor pista de dança do mundo. Em julho, ela contará novamente com dezenas de milhares de adoradores da música eletrônica, esperando como um só pelos famosos momentos do nascer do sol sobre as muralhas da fortaleza com vista para a Arena

O EXIT festival será o primeiro grande festival na Europa a ser realizado neste verão, graças ao protocolo de segurança confirmado pelo Comitê Nacional de Saúde da Sérvia. Este protocolo, que restringe a entrada para quem foi vacinado, tem anticorpos após sofrer de Covid-19 ou for negativodo no PCR ou teste rápido de antígeno, baseia-se nas mais recentes pesquisas científicas realizadas em toda a Europa, que demonstraram que, com essas medidas, os festivais podem ser os locais de reunião mais seguros do país.

Mês passado, o EXIT, junto com outros grandes festivais sérvios, apoiou a campanha nacional de vacinação juvenil. Graças ao sucesso da vacinação em massa, a situação epidemiológica geral na Sérvia melhorou tanto que houve uma diminuição de 99% no número diário de casos nos últimos meses, enquanto Novi Sad está sem novas infecções por vários dias consecutivos!

O interesse do público pelo festival também superou as expectativas e caminha para números recordes. De acordo com os dados do Booking.com e Airbnb, em Novi Sad, até 99% das acomodações estão totalmente reservadas há semanas. Além de hóspedes domésticos, o maior número de visitantes é esperado da França, Alemanha, Eslovênia, Turquia, Croácia, Hungria e Holanda. Quase todos os cidadãos estrangeiros precisam de um teste PCR negativo para entrar na Sérvia, que também será usado para trocar os ingressos comprados para o festival por pulseiras. EXIT forneceu teste de antígeno gratuito para todos os hóspedes locais. Os organizadores anunciaram que os ingressos para o festival estarão esgotados hoje, após o que apenas um pequeno número limitado de ingressos diários permanecerá à venda nas portas do festival.

O festival foi fundado em 2000 no parque universitário como um movimento estudantil, lutando pela democracia e pela liberdade na Sérvia e nos Balcãs. Após a queda de Milosevic em 2000, EXIT mudou-se para a Fortaleza Petrovaradin em 2001.

A responsabilidade social ainda é o aspecto fundamental das atividades do festival, com foco principal no ambiental e atividades humanitárias, o desenvolvimento de indústrias criativas, assim como cooperação regional.

EXIT tem sido elogiado pela mídia internacional líder como um dos melhores festivais de música do mundo. Durante seus 20 anos de história, EXIT já recebeu estrelas da música internacionalmente aclamadas, como The Cure, The Killers, Guns N 'Roses, Franz Ferdinand, Motörhead, Iggy Pop, David Guetta, Massive Attack, Liam Gallagher, Fatboy Slim, Cypress Hill, Beastie Boys, Snoop Dogg, Wu-Tang Clan, The Prodigy, Migos, Sex Pistols, Moby, Arctic Monkeys, Chemical Brothers, Faith No More, LCD Soundsystem, Nick Cave, Jamiroquai, Slayer, Ellie Goulding, Hardwell, Carl Cox, Avicii, Nina Kraviz e muitos outros.