Notícias

Fernando Moreno, da Smartbiz, comenta 5 aprendizados importantes que adquiriu trabalhando com artistas internacionais

Por Ágatha Prado.

A SmartBiz é uma das peças fundamentais que faz parte da engrenagem da música eletrônica nacional. Com um currículo de tirar o chapéu, a agência está há mais de vinte anos se dedicando ao fortalecimento do cenário eletrônico brazuca e gerenciando um time de gigantes, com um casting que engloba nomes como DJ Mau Mau, Anderson Noise, Renato Cohen, Gezender, Dj Magal, Joyce Muniz, Marina Dias e outros, além de gerenciar os trabalhos de nomes como Laurent Garnier, Miss Kittin, Stephan Bodzin e Vitalic aqui no Brasil.

Não à toa que a SmartBiz possui um background riquíssimo de shows e turnês históricas pelo país, consolidando sua tradição no agenciamento de bookings de artistas do circuito mundial. E, claro, que neste caminho vieram muitos aprendizados sobre os processos de relacionamento, negociação e organização entre artistas e eventos, para o resultado de um alinhamento profissional de sucesso.

Fernando Moreno,  sócio da SmartBiz, trouxe para nós 5 desses aprendizados que integram um manual de boas práticas no que tange ao relacionamento e processos de bookings com artistas internacionais, importante principalmente  para novos profissionais que ingressaram no mercado há pouco tempo ou para aqueles que pretendem adentrar no futuro.

  • Cláusulas de Contrato

De modo geral, pelo próprio modo de pensar do europeu ou americano, de onde vem a maioria dos artistas, a relação é baseada no cumprimento das cláusulas do contrato. Isto é: pagar nas datas combinadas, atender ao rider técnico solicitado, respeitar as condições de promoção que envolvem o nome do artista, analisar as características do evento com antecedência, entre outros.

  • Evento certo para o artista perfeito

Outro aprendizado: não colocar o artista em eventos errados ou que não combinam com o estilo dele. Não adianta fazer tudo direito e a festa não entender o som do DJ. Esse tipo de situação pode acabar constrangendo ambas as partes, por isso uma pré-análise geral da proposta do evento, line-up e perfil do artista convidado é primordial para que tudo saia bem.

  • Camarim

O que é combinado não é caro. Muitos artistas solicitam alguns itens necessários para seu bem estar produtivo durante sua preparação e apresentação no evento. Procure sempre atender cada item solicitado pelo artista e sua equipe para que não haja nenhuma indisposição durante o evento. Caso não seja possível oferecer algum item requisitado, avise o artista desta falta ou proponha a ele uma troca.

  • Características do Evento

Jamais altere o local do evento, horário ou mesmo a capacidade e outras características técnicas significativas da festa sem antes aprovar com agente internacional. O mesmo serve para a logística envolvida com o artista, como translado e local de hospedagem. Evite alterar essas condições sem acordá-las com antecedência.

  • Relação com o artista

O extra é o desenvolvimento de uma relação interpessoal com o artista, que se espalha entre os outros DJs e até mesmo entre outras agências, intensificando a credibilidade do artista e gerando uma atenção maior para seu trabalho no cenário do país.