O evento “Pela cultura – todos em um barco” ocorria no canal Landwehr em Berlim, na Alemanha, no último domingo (31), com início às 12h. Dois barcos de polícia acompanhavam o encontro no porto de Treptow, que começou a ficar fora de controle quando a quantidade de pessoas e embarcações cresceu inesperadamente. Em quatro horas, haviam de 300 a 400 barcos, sendo a maioria botes de borracha, e com muita música.
Embora o organizador tenha repetido insistentemente para o público observar o distanciamento social, com o objetivo de evitar a contaminação e disseminação do COVID-19, o evento registrou 1500 pessoas tanto nos barcos quanto em terra. Desta forma, equipes emergenciais adicionais pediam aos barqueiros que desligassem o som e que os indivíduos respeitassem a distância mínima entre eles. Cerca de 100 policiais atuaram na operação para garantir que pessoas em terra começassem a deixar o local gradativamente, e os barcos passassem a ser levados pela polícia de volta ao porto.
A grande aglomeração de pessoas, que descumpria as regras, e o volume alto da música fez com que o encontro fosse encerrado por volta das 21h.
Fonte: G1.
Imagem de capa: créditos Pexels e Mudassir Ali