Notícias

Mais de 3 mil pessoas participam de festa em Liverpool sem distanciamento nem máscara

Como parte do Programa de Pesquisa de Eventos (ERP) do Reino Unido, depois de um ano de isolamento, mais de três mil pessoas puderam participar da primeira festa sem distanciamento social e sem uso de máscara facial que ocorreu em Liverpool, na Inglaterra. O evento de dois dias, realizado em 29 de abril e 1º de maio, apresentou um line-up com Sven Väth, The Blessed Madonna e Fatboy Slim, entre outros nomes.

"The First Dance" foi a primeira festa legal e também um evento piloto para testar a capacidade de segurança de grandes aglomerações em eventos de música ao vivo, coletando dados para auxiliar o governo e autoridades a adotar fases de flexibilização das restrições e medidas para retomada de casas noturnas e festas no verão europeu. Ventilação dos espaços, protocolo de entrada e formas de distanciamento são algumas das formas a serem estudadas para implementação.

Em nome da música eletrônica - e também da ciência - os participantes precisaram apresentar o resultado negativo no teste de coronavírus realizado com menos de 24 horas do evento e deverão fazer outro teste após cinco dias da festa.

Matt Ashton, diretor de saúde pública de Liverpool, disse à BBC que o evento foi "maravilhoso " por ver a expressão do rosto dos participantes e deu "vislumbre do que achamos que o futuro pode trazer" . Ele reforça que tratou-se de um experimento científico, crucial para retomada da economia, mas que agora os frequentadores deveriam voltar a seguir às recomendações. “Temos que lidar com a Covid como se ainda estivesse por aí porque está, mesmo que esteja em níveis baixos, então temos que ser cautelosos em nossa abordagem."

Já Sam Newson, produtor do evento, declarou: "Eu subi no palco no início e tive um pouco de lágrimas nos olhos. Não vou mentir para você, é muito emocionante." Ele também relata que o projeto é urgentemente necessário para a indústria do entretenimento que foi duramente afetada pela Covid-19.

Os participantes da festa foram flagrados em clima de liberdade, aproveitando a festa com beijos e abraços, realmente apreciando, mesmo que por poucas horas, um mundo sem pandemia.