Notícias

Festivais independentes do Reino Unido à beira do colapso devido a pandemia

Uma nova declaração da Associação de Festivais Independentes do Reino Unido (AIF), um órgão britânico de festivais independentes, alertou que 92% dos seus membros estão em risco devido à pandemia da COVID-19 e estão sem o apoio suficiente do governo. Com a expectativa de que 90% de todos os festivais do Reino Unido não irão ocorrer neste ano, a AIF também afirmou que devido à época de encerramento dos festivais, os seus membros têm uma média de £375,000 em “custos irrecuperáveis”, com 98,5% dos festivais independentes não cobertos pelo seguro de cancelamento relacionado com a COVID-19.

Para se ter noção dos prejuízos, os equipamentos, as taxas de licenciamento, cheques de pagamento dos funcionários e muitos outros elementos não poderão ser pagos na perspectiva atual.

Entre as recomendações da AIF para que o governo evite a ruína dos festivais estão: a extensão do staff e dos esquemas de licença para trabalhadores independentes; um “pacote de apoio aos negócios” para ajudar os festivais a se recuperarem para possíveis edições em 2021; uma “orientação clara” sobre quando é que os festivais poderão regressar e com que restrições; além de outras.

“Embora o governo tenha sido receptivo aos conselhos da AIF, ele não tomou medidas significativas para proteger o nosso setor”, diz o CEO da empresa, Paul Reed. “Este não é um encerramento temporário dos negócios – é um ano inteiro de renda e comércio aniquilado. Se o apoio não for oferecido durante todo o Outono, então o setor enfrentará perdas generalizadas de postos de trabalho que inibirão seriamente a sua capacidade de concretizar eventos em 2021”, alertou.