Notícias

Governo francês reserva 2 bilhões de euros para fundos de apoio ao setor cultural

Em todo o mundo, as indústrias das artes e cultura têm sido um dos setores com impactados mais severos devido ao cenário em que prosperam, que infelizmente é de grande preocupação para uma propagação do vírus. Em geral, quase não está havendo foco dos governos nos países quando se trata de fornecer ajuda a este setor. A alocação de fundos de apoio para ambas as indústrias não tem sido prioridade e as dificuldades enfrentadas devido ao descaso têm sido devastadoras.

Entretanto, seguindo o ótimo exemplo da Inglaterra e Holanda, os franceses anunciaram recentemente um plano de recuperação cultural de 2 bilhões de euros.

O objetivo do plano é reconstruir organizações culturais e artistas impactados pela pandemia, dado que, segundo o próprio governo francês, a indústria cultural representava 2,3% do PIB do país em 2018, com 670.000 empregos em 80.000 organizações.

Vale ressaltar que o valor de € 2 bilhões vem logo após um valor inicial de 856 milhões destinados para o mesmo intuito no início deste ano, mas que foram insuficientes para a sobrevivência do setor na França.

Serão mobilizados 200 milhões de euros para a cadeia musical em sua totalidade (shows e concertos, música gravada, etc.), enquanto que 220 milhões serão alocados para locais de entretenimento ao vivo e 426 milhões para artistas, de acordo com um comunicado de imprensa do governo francês. O fundo também apoiará organizações de artes cênicas (teatro, dança, artes de rua e circo), da mídia e do cinema, assim como editoras e profissionais do audiovisual.

Mais informações sobre o plano de recuperação cultural do país estão disponíveis no site do governo francês.

É importante lembrar também que, em relação às restrições da COVID-19, as autoridades francesas adotaram uma abordagem oposta ao resto do mundo. Pouco depois que a Espanha e a Itália restabeleceram as proibições de eventos, a França foi o primeiro país a permitir eventos de grande escala sem a necessidade de distanciamento social, como você pode conferir aqui.