Notícias

Novo estudo indica que grandes eventos presenciais podem ser retomados na Holanda

A Holanda vem registrando uma queda no número de infecções causadas pela Covid-19 em sua população, segundo estudo realizado no próprio país. Como consequência disso, a taxa de hospitalizações também diminuiu, o que atualmente está permitindo as autoridades locais relaxarem algumas medidas restritivas e reabrirem determinados espaços públicos. Por lá, já há data possível para organizar grandes eventos sem distanciamento social, mediante regras que incluem continuar com a realização de testes PCR em massa.

Após vários meses prezando pelo confinamento, empresários e cientistas holandeses decidiram analisar inúmeros eventos presenciais controlados, que ocorreram de fevereiro a maio de 2021, incluindo jogos de futebol e a famosa competição musical Eurovision, que contou com 3.500 espectadores testados assistindo aos ensaios gerais, às semifinais e à final, representando 20% da capacidade da sala de espetáculos.

A partir daí, então, com os dados obtidos, serão sugeridas medidas sanitárias a cada "nível de risco", ou seja, quanto maior for o perigo iminente de infecção para determinado encontro coletivo, mais rigorosas ficarão as futuras recomendações. Desta forma, os organizadores consideram que cuidados como uma comunicação adequada e apresentação de teste PCR negativo são suficientes para que grandes eventos sejam realizados com segurança e pela capacidade no verão europeu, desde que a situação sanitária continue melhorando com queda de transmissões.

Intitulado Fieldlab, tal levantamento cobriu 24 eventos que, juntos, reuniram mais de 60 mil pessoas, e seus resultados (que prometem apresentar “dados excepcionais”, segundo os organizadores), também auxiliarão o próprio governo da Holanda. Por fim, Pieter Lubberts, gerente da pesquisa, ainda ressaltou que "estamos analisando quais alternativas podemos propor para que os eventos deixem de lado o distanciamento, mas continuem seguros".

Fonte: Exame.