Cura através dos sons: a proposta da imersão de Ekanta com as práticas de Sound Healing
Sabe aquela música que ouvimos quando o dia está nublado, ou quando estamos apaixonados, e até mesmo a música que nos faz dançar, e muitas vezes não sabemos explicar por que? Tudo isso chega de maneiras diferentes aos ouvidos e causam sentimentos, podendo até engatilhar entendimentos profundos; mas a ciência da música acontece porque as frequências sonoras e suas vibrações influenciam em tudo isso.
Nesta grande arte dos ruídos que é a música eletrônica, tudo pode causar algo, até mesmo em quem curte ASMR. Essa prática de investigação das frequências e seu efeito na mente e no corpo é milenar e vem das culturas orientais, mas a nossa globalização – a mesma que permitiu que hippies se amparassem em sons binaurais para acessar diferentes partes da sua mente – fez com que, nos últimos anos, ganhasse maior popularidade um tipo de terapia alternativa baseada em tal poder das frequências de causar emoções. É o sound healing.
Ekanta, DJ e produtora veterana a quem dispensamos apresentações, tem uma novidade para mostrar ao público de São Paulo e de Curitiba. Profunda conhecedora e cheia de vivências do estilo de vida alternativo, das influências de cura pela natureza e da magia que o som traz em cada um de nós, ela criou uma imersão de sound healing que promete trazer equilíbrio energético e alinhamento de chakras.
“Tudo começou por um chamado referente ao que eu poderia trazer para as pessoas, algo mais ‘direcionado’ através da música. Em 2018, fui à Índia fazer um curso de 6 meses numa escola de musicoterapia, ao decorrer do aprendizado senti que não era minha vibe. A musicoterapia é incrível e traz muitos benefícios, mas é mais acadêmica e científica, eu sou mais instintiva. Daí fui fazer uma vivência de Sound Healing com as Singing Bowls (tigelas tibetanas) e foi assim que senti em cada célula do meu corpo que ali estava a busca”, conta.
https://www.instagram.com/p/Cj0eNDQrHck/
As práticas incluem vibrações das mais audíveis às mais sutis e, certamente, é uma experiência e tanto para aqueles que buscam um caminho de autoconhecimento, cura e conexão consigo. O sound healing também é conhecido como medicina do som, terapia vibracional do som e cura através do som.
“O Sound Healing é uma verdadeira imersão nas frequências e suas vibrações, às vezes a gente chama de 'sound bath'. É uma verdadeira massagem que acontece de dentro pra fora do corpo. Toco pras suas células. Seu sistema como um todo entra nessa dança. Não há um ‘objetivo final’, pois cada organismo é um universo e vai ‘captar’ o que tem que receber. Como também não existem frequências exatas, depende da intensidade que vou tocar. As minhas tigelas são feitas de 7 metais, entre eles Ouro, Prata, Bronze, Zinco e Cobre, sendo que este último é o principal e tem a vibração do planeta Vênus (o planeta do amor), de 528 hertz”.
Falamos isso tudo porque em breve Ekanta estará realizando o evento New Healing Experience, com meditação roda de cura juntamente a Anaumy Mazzottini e o momento de Sound Healing com a própria DJ. O encontro acontece nos dias 22 e 23 em São Paulo, e dia 29 de outubro em Curitiba, sendo necessário fazer uma inscrição previamente neste link.
Acompanhe Ekanta no Instagram.