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Instagram divulga como funciona seu "algoritmo"

Em seu blog oficial, a rede social Instagram divulgou uma matéria para que os usuários tenham mais noção de como o aplicativo funciona. Partindo da premissa de que é difícil confiar naquilo que não é entendido, eles possuem o intuito de explicar os equívocos que existem por aí, para ajudar as pessoas a entenderem o que eles fazem. Será uma série de postagens esclarecendo como a tecnologia do Instagram funciona e como ela afeta as experiências dos usuários.

O chefe do aplicativo, Adam Mosseri, no artigo, começa explicando um dos principais equívocos a respeito do tema é a presença de um “algoritmo” único que controla tudo. A verdade é que eles usam uma variedade de algoritmos, unto com classificadores e processos. De acordo com a nota, a empresa quer aproveitar ao máximo o tempo dos usuários, personalizando cada vez mais a experiência.

À medida que o Instagram se popularizava, menos era possível ver as fotos de maior interesse de cada um no Feed. Foi então que, em 2016, a rede social desenvolveu e introduziu um novo Feed, classificando as postagens de acordo com as preferências de cada indivíduo, e não mais em ordem cronológica.

A matéria explora como o aplicativo usa seu próprio algoritmo em cada parte do aplicativo – Feed, Explore, Reels -, para se adaptar à cada usuário. Os três levam em consideração principalmente quatro sinais mais importantes para sua experiência de navegação. São eles: as informações sobre a postagem, seu histórico de interação com a pessoa que postou, sua atividade e informações sobre a pessoa que postou. Além disso, eles comentam sobre o fato de as pessoas os acusarem de silenciá-los, alegando que é a intenção deixar as pessoas confusas ou injustiçadas.

Por último, a matéria explica como você pode influenciar o que vê, escolhendo seus amigos mais próximos, colocando no mudo as contas que não te interessam e marcando as postagens recomendadas como “Não tenho interesse”.

Medidas como essas acompanham uma necessidade atual por mais transparência nos aplicativos usados pelas pessoas, e é bom perceber que as empresas estão demonstrando atenção a essa demanda. Para entender ainda melhor essas diretrizes, acesse a matéria completa no blog do Instagram clicando aqui .