O inventor holandês, Lou Ottens, conhecido por inventar a fita cassete enquanto trabalhava como supervisor do departamento de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos da Phillips, faleceu em 6 de março de 2021, aos 94 anos, em sua cidade natal Duizel, na Holanda.
Durante seu tempo na Phillips, Lou Ottens desenvolveu o primeiro gravador portátil da empresa, chamado EL 3583. O produto foi um grande sucesso, com vendas acima de 100 milhões e seu sucesso permitiu que Ottens o desenvolvesse e alcançasse seu objetivo principal, que era tornar as fitas e seus reprodutores mais portáteis e fáceis de usar. Assim, baseando-se no projeto de um bloco de madeira que caberia no bolso de sua jaqueta, foi criada a EL 3300, a primeira fita cassete portátil do mundo.
O toca-fitas portátil foi um fenômeno mundial, com vendas de fitas ultrapassando 100 bilhões, permitindo aos fãs de música gravar faixas do rádio e ouvi-las sempre que quisessem, inclusive em movimento, um conceito totalmente novo para a época. A popularidade da fita cassete atingiu o pico nas décadas de 70 e 80 e está até vendo um pequeno ressurgimento nos dias atuais, com artistas pop lançando discos em fita, trazendo um fator de nostalgia, que também está acontecendo com o vinil.
Lou Ottens transformou a indústria da música e a maneira como consumíamos e ouvíamos música. Suas fitas cassete inovadoras e criativas foram eventualmente substituídas pelo CD, também criação de Ottens e sua equipe na Phillips. Mesmo após sua aposentadoria, o inventor permaneceu como parte do mundo da tecnologia por muitos anos, até quando se tornou presidente da Associação Holandesa de Gerenciamento de Logística em 1988.
Sobre o autor
Cissa Gayoso
Sendo fruto do encontro de uma violinista com um violonista, a música me guia desde sempre e nela encontrei a família que escolhi para chamar de minha. A partir de 2021, transformei minha paixão em profissão e, desde então, vivo imersa nas oportunidades e vivências que este universo surpreendente da arte me entrega a cada momento! De social media à editora-chefe da Play BPM, as várias facetas do meu ser estão em constante mudança, mas com algumas essências imutáveis: a minha alma que ama sorrir, a paixão por música, pela arte da comunicação, e as conexões da vida que fazem tudo valer a pena! 🚀🌈🍍