Lendário Jean-Michel Jarre produz trilha sonora de exposição brasileira "Amazônia"
O lendário produtor francês de música eletrônica Jean-Michel Jarre recentemente lançou a trilha sonora, com 52 minutos, do projeto filme gráfico "Amazônia", desenvolvido pelo premiado fotógrafo e cineasta Sebastião Salgado. A inovadora produção ainda será apresentada na Philharmonie, em Paris, trazendo mais de 200 fotografias da floresta tropical no Brasil.
Após aceitar participar deste grande projeto, Jarre tentou replicar de maneira mais perfeita a atmosfera da floresta sul-americana e dos habitantes que nela vivem. Para emular tudo isso, ele fez uma mistura refinada de componentes orquestrais e eletrônicos com elementos sonoros da vida real. Entregando resultados impressionantes, além da gravação normal em estéreo, o astro francês também lançou uma versão binaural da trilha. Recomendada para ser ouvida com fones de ouvido, a experiência binaural gera uma sensação de escutar sons em 3D, ou seja, neste caso o objetivo é que você se sinta no meio da própria Amazônia.
Ao falar sobre o seguinte projeto, Jean-Michel Jarre ressaltou que: “Na floresta amazônica, ainda sobrevive a prática do nomadismo, que é mover-se livremente de um lugar para outro, da escuridão para a luz, de uma quietude suave para a ameaça latente, de deixar a realidade para trás e se aprofundar no poder dos ritos e sonhos. Então selecionei um material sonoro incomparável, retirado dos preciosos arquivos do Museu de Etnografia de Genebra, e compus a partitura de uma só vez, durante dias e noites. ”
A amostra de Sebastião Salgado em Paris será aberta pela primeira vez ao público de forma escalonada no dia 20 de maio. O propósito do cineasta brasileiro é que seu projeto futuramente também seja exposto em outras grandes metrópoles, como Roma, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro.
Por enquanto, aproveite para conhecer a trilha sonora ’Amazônia’, produzida por Jarre na versão Binaural:
E em áudios normais:
Sobre o autor
Douglas Anizio
Redator da Play BPM, Freelancer e graduado em Administração. Um eterno apaixonado por Música Eletrônica.