Notícias

Kaskade divulga carta aberta sobre a depressão e o que podemos fazer para vencê-la

Na última semana, assim como a família de Avicii divulgou uma carta ao público com um possível trecho que possa induzir que o sueco tenha cometido suicídio, vários sites jornalísticos ligados a música eletrônica anunciaram que ele pode ter se matado com algum objeto cortante, como vidro. Diante disso, Kaskade decidiu direcionar uma carta aberta aos fãs, DJs, promoters, e qualquer outra profissão ligada à dance music .

“Na semana depois da morte de Tim, eu passei muito tempo no meu estúdio, mas não estava fazendo música lá. Foi uma semana de muita conversa com todos que estavam em volta. Com DJs, produtores, pessoas ligadas à indústria, todos estavam envolvidos. Eu tenho escutado tantas histórias e tenho tido a chance de compartilhar as minhas experiências. Fiquei sabendo que as taxas de suicídio cresceram muito desde a última década e isso me faz pensar. Quantas pessoas nas nossas vidas que convivemos diariamente ou semanalmente – ou até uma única vez – que precisam de nós? Quantos deles só precisam ouvir que os entendemos, que também temos problemas e que esses não aparecem nas nossas redes sociais. O que podemos fazer de melhor para ajudá-los?

Minha chance de ter essa conversa com o Tim já era. Eu não sabia que ele precisava e, talvez, mesmo se soubesse, não seria capaz de ajudá-lo. Mas minha oportunidade de ajudar amigos, conhecidos, familiares que estão passando por isso todo dia, porque estão no combate mano a mano com a ansiedade, depressão, com os dois, ou até só alguma combinação de problemas que simplesmente os fazem sentir que não são suficientes, ainda existe. E agora isso parece muito importante que nós reconheçamos essas pessoas e, talvez, até sigamos em frente para admitir que nós somos essas pessoas. Eu compartilho desse sentimento que a vida é enorme e que eu não sou suficiente para suportá-la. Você também?

Para aqueles que estão se sentindo perdidos agora: Eu sinto muito pelo desespero que sentem.

Eu não posso carregar seu desespero por vocês e não posso consertar isso. Porém eu posso fazer você perceber que essa perfeição que nós somos forçados a aparentar, seja online, ou até em algumas situações da vida real, ela não existe. Elas são apenas uma fração da vida, não são nem mesmo uma peça do quebra-cabeça.

Todo mundo em sua volta já ficou perdido, está perdido ou vai ficar perdido enquanto viver nesse planeta. Enquanto não mudar esse peso, é importante que entenda que você não é menos do que seu problema. Você não é defeituoso e não é inutilizado. Na pior das hipóteses, nas horas ruins, você não está perdido. Você ainda pode colocar a cara no sol, pode subir aos céus e mexer a boca para sorrir. E quando fizeres isso, enquanto você estiver dando o melhor, mesmo quando a única coisa que pode fazer é fingir um sorriso para o universo. É o suficiente.

É tempo de sentir bondade. É tempo de colocar a bondade dentro de você, e parar de comparar nós mesmos com as mentiras que vemos online e aproveitar os momentos que precisamos para nos dar o que realmente necessitamos. Peça ajuda, aguente a última pancada com um abraço restaurador e deixe as lágrimas irem, quando elas precisarem ser lançadas fora. Escute a música que te faz chorar e dançar e sorrir. Seja bravo o suficiente para compartilhar como você se sente com um amigo. Sinta os sentimentos que vivem dentro, porque somos designados para sentir mais que a perfeição. Nós estamos aqui para lutar, perseverar e viver todos os dias que nos são dados. Mais importante, nós estamos aqui parar crescer e nos tornar melhor, o que não se traduz imediatamente para sentir-se mais feliz. Pode ser que leve anos, mas estamos aqui para isso.

Eu não tenho a cura para a depressão, ansiedade e para os males do mundo. Mas se meus pensamentos sobre Tim nos últimos dias tem me levado a algum lugar, é para esse: lute como um louco para que suas coisas sejam restauradas. Ajuda os outros nas suas lutas. Eu saludo aqueles que tem perseverado nas suas lutas para ficar nesse mundo. Eu sei que é exaustivo. Eu estou extremamente triste por aqueles que tenham perdido a batalha. Eu não vou deixar que não existe resposta para essa tristeza. Eu me comprometo a manter meus olhos fechados e dar amor, bondade e compaixão para aqueles que precisam, incluindo eu mesmo.

Você fará o mesmo?”