Live Nation exigirá comprovante de vacinação em todos eventos nos Estados Unidos
Com o mundo voltando aos poucos ao normal e o setor de eventos se recuperando, promotores e organizadores buscam formas de garantir a segurança de todos. Pensando nisso, a Live Nation, uma das líderes mundiais em entretenimento ao vivo, introduziu uma nova medida que afetará diretamente os shows nos Estados Unidos. A organização exigirá que todos os participantes de eventos apresentem comprovante de vacinação ou resultado de teste negativo para Covid-19 a partir de 4 de outubro.
Seguindo os passos do Lollapalooza, que obteve sucesso com as mesmas políticas em 2021, a decisão parte de um documento da Live Nation que define as “melhores práticas” de acordo com a empresa. Assim, as regras entrarão em vigor em outubro não só aos participantes, mas também todos os funcionários da Live Nation nos EUA, que deverão estar vacinados para entrar em um evento, local ou escritório até a data citada.
Um porta-voz do Lollapalooza disse à NBC News: “12% dos fãs disseram que Lolla foi na verdade a razão para serem vacinados - o que é um número enorme com 400 mil participantes durante o fim de semana."
O modelo original da Live Nation deixava a cargo dos artistas decidirem se a vacinação seria exigida ou não em eventos organizados pela empresa, mas a alteração ocorreu poucos dias depois da AEG Presents anunciar que para participar de qualquer evento a partir de 1º de outubro em todo o país será necessário apresentar comprovante de vacinação.
O presidente e CEO da Live Nation, Michael Rapino, explicou: “As vacinas serão a sua passagem de volta aos shows e, a partir de 4 de outubro, estaremos seguindo o modelo que desenvolvemos para o Lollapalooza e exigindo isso para artistas, fãs e funcionários nos locais e festivais do Live Nation em todos os lugares possíveis nos EUA."
A mesma regra vale para festivais e as demandas das equipes de artistas por comprovante de vacinação começaram a crescer com o aumento de casos do Covid-19 devido à variante Delta. Alguns eventos já mudaram suas regras de entrada para atender a esses pedidos, como é o caso do Riot Fest em Chicago. Outros festivais que fazem parte do Live Nation e ainda não aconteceram são: Bonnaroo, Austin City Limits, Tortuga Music Festival, EDC e Beyond Wonderland.
“Acreditamos que este é um grande modelo e já o implementamos com sucesso em muitos shows importantes, incluindo Lollapalooza. Sabemos que as pessoas estão ansiosas para voltar aos eventos ao vivo e esperamos que essas medidas incentivem ainda mais pessoas a se vacinarem. Essa é a primeira coisa que qualquer um pode fazer para cuidar das pessoas ao seu redor e estamos incentivando o maior número possível de programas a adotar esse modelo", explica Rapino.
“Nosso negócio e nossa indústria funciona para unir pessoas e as vacinas são uma das melhores ferramentas para garantir que todos possam continuar a desfrutar de música ao vivo juntos. Passamos por muita coisa no ano passado e é notável ver o quão longe chegamos", complementa.