Notícias

Los Angeles volta obrigatoriedade de máscara em ambientes fechados, Estados Unidos podem fazer o mesmo

Em uma reabertura total com relaxamento de restrições há cerca de um mês no estado da Califórnia, o condado de Los Angeles , o mais populoso do estado, torna obrigatório novamente o uso de máscara em espaços internos, independente do status de vacinação, por conta de um aumento de casos de Covid-19.

No condado, mês passado eram cerca de 170 casos por dia, mas recentemente os casos diários passavam de mil, além de mais de 525 pessoas que estavam hospitalizadas. Há duas semanas atrás, foram 10 mil casos, um ritmo que não era visto desde março. Os oficiais de saúde, então, tomaram a decisão de voltar a obrigatoriedade da máscara em locais fechados, e Barbara Ferrer, diretora de saúde pública do condado, anunciou as novas regras: “O nível de transmissão de Covid-19 que estamos enfrentando atualmente está levando a aumentos significativos em doenças graves e hospitalizações, e exige que tomemos medidas imediatas para evitar a erosão de nossos esforços de recuperação.”

A variante Delta foi considerada um dos fatores para aumento de casos em Los Angeles, bem como a população que se reluta em vacinar. Mesmo com ampla disponibilidade de vacinas, somente cerca de 60% da população recebeu uma dose e 52% está totalmente imunizado. “Ainda há muita gente que não está vacinada, o que leva a uma disseminação dinâmica do vírus pela comunidade. Eu acredito que esse é o desafio em Los Angeles” , disse Dr. Anthony Fauci à CBS.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) informa que não fez mudanças na política sobre uso de máscaras, e que apenas emite recomendações, em que cada estado e localidade tem autonomia para decidir como enfrentar a pandemia. Entretanto, de acordo com A Gazeta do Povo , o país pode seguir a mesma recomendação. Anthony Fauci, epidemiologista e uma das principais autoridades dos Estados Unidos na luta contra a Covid-19, admitiu ontem (25) em entrevista à CNN, que o país pode voltar a recomendar que as pessoas utilizem máscara diante do aumento de infectados, mesmo os vacinados, principalmente em ambientes fechados.