Notícias

Mayze X Faria assinam 2ª edição do X Places no Navio Gil Eannes em Viana do Castelo, Portugal

A dupla de DJs Mayze X Faria está de volta com o projeto de vídeo X Places para uma edição memorável na cidade que abraçou o evento para uma segunda edição – Viana do Castelo. O projeto de vídeo X Places tem como objetivo unir natureza e música, dando a conhecer lugares de excelência espalhados um pouco por toda Portugal. O lugar escolhido na cidade foi o emblemático Navio Gil Eannes, que está atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo e será o palco para a partilha de um set que será transmitido através da página do facebook da Câmara Municipal de Viana do Castelo nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 15h30.

O evento, gravado a bordo do Navio Gil Eannes, será transmitido em 40 páginas de música, rádios e temáticas variadas de 16 países: Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, México, Chile, Colômbia, Brasil, Turquia, Luxemburgo, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Itália e Canadá.

A ideia dos DJs surgiu em tempos de pandemia, depois do lockdown, unindo tech house à natureza. Com o projeto de vídeo X Places, querem dar a conhecer “um lugar de um distrito, cidade ou vila do nosso país onde é abraçada a natureza e a história de lugares especiais sempre com a máxima ‘Onde o coração bate mais forte’ como o motor de arranque para a realização do vídeo”. A dupla Mayze X Faria (John Mayze e Miguel Faria) lançou, assim, um projeto de vídeo inédito em Portugal e desta vez é o Navio Gil Eannes que se une às ondas da música do gênero tech house numa sintonia perfeita e inigualável nesta edição do X Places. Este é um lugar idílico onde a dupla embarca numa aventura de 1 hora partilhada com vários países que irão poder conhecer a história do navio hospital e da pesca do bacalhau que se fazia nos mares da Terra Nova e Gronelândia. De Viana do Castelo, em Portugal para o Mundo estão todos convidados a visitar mais “um lugar onde o coração bate mais forte” nesta sexta-feira, 14 de Agosto, às 15h30.

O Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o patrimônio cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. Em 31 de janeiro de 1998 foi recebido festivamente na Foz do Lima onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como polo de atratividade para Viana do Castelo. Desde que o Navio Gil Eannes foi colocado em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo, a Fundação Gil Eannes tem tido como objetivo transformar o navio num espaço museológico, contribuindo deste modo para o desenvolvimento cultural, turístico e científico, especialmente em áreas relacionadas com o mar.

Mayze X Faria é a dupla emergente do Tech House que dá a cara ao Projeto de vídeo X Places. Levam além-fronteiras a vibe e o feeling de verdadeiros artistas do dancefloor e são apoiados por diversos artistas internacionais como Claptone, Gorgon City ou Solomun. Depois do sucesso das músicas “Eivissa” pela editora inglesa Snatch Records em 2018, “Mussulo” em 2019 com o carimbo da Sweat it Out, os produtores lançaram em Fevereiro deste ano “La Rambla” uma colaboração com o Pete Tha Zouk que saiu pela alemã Caballero Recordings. Este mês de agosto marca o regresso aos lançamentos de 4 faixas originais que prometem agitar as hostes da cena dance mundial: “Sally’s Club” (Editora Get Twisted Records – Reino Unido), “Disco is Back” – (Editora Supertunes – Big Mamas House Records Sub Label – Alemanha), “Police Pursuit” – (Editora Ritmika Records – Itália) e “Perfect Plan” – (Happy Records – Espanha) fecha este pack de temas que vão fazer vibrar os amantes da música eletrônica.

A dupla de Amares, no norte de Portugal, reinventou-se e entrou neste verão de 2020 com mais força do que nunca para celebrar os 16 anos de carreira. Produziram músicas que nos levam a novas viagens onde o Tech House predomina e nos faz criar em cada faixa uma história pincelada com as muitas cores do arco-íris. Mayze X Faria prometem partilhar outras aventuras musicais brevemente e estar perto dos muitos fãs em novos gigs para que juntos possam festejar a Música e a Vida.