
Após aumento de casos de Covid-19, o governo das Ilhas Baleares anunciou restrições em Ibiza. O ministro do Turismo Iago Negueruela informa que as medidas tomadas são para conter a disseminação do vírus conforme o aumento do fluxo de turistas, convocando os jovens a cumprir as diretrizes. Depois de entrar na lista verde do Reino Unido com viagens liberadas, as Ilhas Baleares estavam recebendo turistas vacinados ou com teste negativo de Covid-19 antes de chegar ao local.
Entre as medidas adotadas, apenas dez pessoas podem sentar juntas nas mesas de bares e restaurantes ao ar livre e apenas seis internamente. Os locais devem fechar às 2h com limitação de 100 pessoas pessoas em ambientes internos e 200 em ambientes externos. Além disso, não é permitida a venda de bebidas alcóolicas entre 21h30 e 8h, e os resorts all inclusive estão limitados a distribuir bebidas alcóolicas apenas durante as refeições.
Ao contrário do que está ocorrendo agora, no mês passado, mais precisamente 25 de junho, um evento-piloto realizado no Hard Rock Hotel Ibiza reuniu 1.200 participantes, com entrada permitida para pessoas vacinadas com teste PCR negativo, teste de antígeno, prova de recuperação de Covid-19 nos últimos seis meses ou testados no próprio local. Após três semanas, de acordo com o jornal Diario de Ibiza, os resultados finais concluem que "não houve infecções de Covid-19 entre os 1.236 participantes", e José Luis Benítez, presidente da Associação de Lazer de Ibiza , que inclui clubes como Amnesia, Privilege, DC10 ou Ushuaïa, afirmou: “Os resultados mostram que o teste piloto foi um sucesso e que o lazer seguro pode ser desfrutado. Mostramos que este é o caminho para finalmente abrir a oferta regulada de lazer e para que as pessoas possam ser acompanhadas em caso de surto, ao contrário do que estamos vendo nas festas ilegais, onde os frequentadores não podem ser identificados e também se tornar reais fontes de contágio."
Outras regiões da Espanha
Além de Ibiza, diversos locais na Espanha também estão sofrendo com aumento de casos de Covid-19 e novas restrições estão surgindo para diminuir a pressão nos hospitais. Após abrir os clubes com o fim do estado de emergência e aumento de vacinação, Barcelona regrediu e volta a fechar ambientes internos das casas noturnas. Entretanto, eventos ao ar livre continuam liberados até às 3h e clubes podem somente abrir terraços, mantendo a área interior fechada.
A porta-voz do governo Patrícia Plaja declarou que "Para proteger a saúde das pessoas e da comunidade sanitária, e para garantir o bom funcionamento do sistema, é necessário encerrar a vida noturna indoor e colocar restrições a eventos ao ar livre com grande afluência.”
Por sua vez, Joaquim Boadas, Secretário-Geral da Fecasarm, a associação de vida noturna da Catalunha, considerou as medidas “desproporcionais e contraproducentes”, e e estuda levar o caso ao Supremo Tribunal de Justiça da Catalunha. Ele declarou:“Duvidamos muito que estes surtos tenham ocorrido em estabelecimentos legais, pois é muito mais fácil dizer que as infecções ocorreram num clube legal do que numa festa ilegal aleatória… Tiveram a oportunidade de utilizar o sector noturno como um aliado estratégico se as pessoas foram testadas para entrar (como o evento-teste de St Jordi), e isso significou uma triagem massiva entre os jovens, a maioria não vacinados. Este aumento de casos não teria ocorrido se o governo nos tivesse permitido blindar nossos espaços, sujeitando o direito de admissão a um teste prévio negativo, credenciado com um código QR, que reivindicamos inúmeras vezes. Em vez disso, fomos forçados a cumprir medidas irrealistas e antieconômicas, com restrições que indiretamente favorecem a prática da vida noturna ilegal, o que aumentará novamente os casos."
Vale ressaltar de 58% da população recebeu uma dose da vacina e 45% está completamente imunizada. Para Patricia, esse número não é suficiente à medida que surgem novos casos e "é hora de dar um passo para trás."
Fontes: We Rave You.
Foto: reprodução - Facebook.
Sobre o autor

Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3
Últimas notícias

Mais um projeto brasileiro embarca rumo aos Estados Unidos para turnê inédita

Hot Parade celebra 12 anos como referência da cena eletrônica na Baixada Santista com Kolombo, Fran Bortolossi, Elle Kosh e muito mais neste sábado (10)
