Notícias

Música com peças de Lego? Entenda!

Se você já parou para observar uma CDJ, com certeza percebeu que para tocar existem vários botões. Imagina, então, para produzir música eletrônica. Trata-se de um processo muito complexo, e cheio de botões, o que pode tornar tudo mais dificultoso. Pensando em deixar tudo mais divertido e criativo, a empresa belga Atonal Circuits resolveu criar um sintetizador que pode ser programado com pecinhas de Lego. Sim, aquele mesmo brinquedo que fazia a gente gritar de dor quando pisávamos em cima!

Estamos falando do A02 Brick Sequencer. Um sintetizador com 16 passos em cada uma das 4 faixas. Nele há cerca de 100 encaixes compatíveis com Lego que ficam no lugar dos botões que indicam quando cada sample deve tocar. São botões individuais, que ficam inativos quando estão visíveis, mas quando encaixada uma peça 1x1, o sample toca. Também dá pra facilitar o trabalho, ao invés de colocar pecinha por pecinha, é possível usar um bloco mais longo pra ativar uma série de batidas. Caso prefira uma batida mais curta, é só definir pontos de início e fim da linha de encaixes usando as peças do Lego.

Veja como funciona o sequenciador na prática nesse vídeo:

Único problema desse sintetizador é que ele precisa de luz, sendo mais difícil utilizá-lo em festas ou estúdios sem muita iluminação. Além disso, você pode acabar se confundindo com a iluminação do próprio aparelho, caso a luz do ambiente esteja piscando.

O A02 Brick Sequencer está à venda na Tindie por US$ 180 , mas você precisará das suas próprias pecinhas — e da sua própria criatividade para fazer as batidas, claro.

Fonte: Gizmodo.