Há tempos que têm sido realizados diversos estudos de como a música nos afeta emocionalmente. Pense você mesmo, o que uma música feliz não faz com o seu humor? Ela não seria capaz de mudar o seu dia? A música, a cada dia, nos mostra que o poder dela vai além do que esperávamos.
As pesquisas mostram: a música mexe, e muito, com um lado do cérebro humano, o lado emocional. Ela é capaz de provocar profundas emoções sobre nós. Com um simples ‘’play’’ podemos ficar alegres, tristes, relaxados, até ter calafrios durante algum momento especial. Os efeitos são muitos, e a música começa a se afastar de ser considerada apenas uma forma de entretenimento.
Algo surpreendente, porém, foi o que o Dr. Daisy Fancourt, da Royal College of Music and Imperial College, localizada em Londres, descobriu através de suas recentes pesquisas: há uma conexão direta entre a música e os hormônios responsáveis pelo estresse. Ela, portanto, pode afetar diretamente sua saúde mental, assim como ajudar na cura (ou até na prevenção) de doenças como esquizofrenia e a bipolaridade.
Além das doenças citadas acima, a pesquisa surpreendentemente mostrou que a música ajudou a melhorar o sistema imunológico de pacientes com câncer. Isso mesmo! O estudo levantou a hipótese de que, de fato, escutar música pode ser vantajoso na luta de milhões de pessoas contra o câncer.
Isso só nos mostra o quanto música vem provando ser essencial para vivermos, felizes e, o mais importante, com saúde.