Notícias

Veja porque essas 4 músicas de sucesso não são nada originais

Um dos eventos que expandiu o sucesso da música eletrônica no mundo, desde sua criação, foi a possibilidade de se produzir novas versões para diversas faixas conhecidas, aplicando os devidos créditos a criação original, é o que chamamos de remix .

Entretanto, não é incomum observarmos artistas lançarem músicas, que tem como base uma canção já lançada, sem a informação no título de que é um remix. Outras vezes, além de não darem os devidos créditos aos produtores originais, alguns artistas assinam a faixa como se essa fosse produção isolada deles. Bem, conheça aqui exemplos de artistas que fizeram isso, mas que quase ninguém sabe.

Vale ressaltar que as faixas postadas abaixo se referem a cópia de toda uma melodia , e não apenas do sample de vocais e trechos curtos, pois esses últimos exemplos são até considerado normais no que tange o cenário da música eletrônica.

https://www.youtube.com/watch?v=eeFlc2MmYu4&feature=youtu.be&t=1m02s

Impossível iniciar a lista sem falar dessa faixa. Ela saiu em meados de 2013 e fez bastante sucesso nas pistas de dança, inclusive no canal da Spinnin’ Records teve bastantes visualizações. Todavia, pouca gente sabe que ela não passa de uma cópia da melodia da música Intro do grupo The xx. A track deveria se chamar ‘ The xx – Intro (Dimitri Vegas & Like Mike vs Sander van Doorn remix) ‘, mas ao invés disso, foi lançada com outro nome, como se fosse algo realmente original.

https://www.youtube.com/watch?v=5dbEhBKGOtY

Uma das faixas mais famosas de David Guetta, Play Hard , copiou totalmente a melodia de uma premiada música de 1998, da artista Alice Deejay. A canção é intitulada Better Off Alone e fez bastante sucesso na época. Esse é o exemplo de outra música que deveria ter sido lançada como remix, mas que possivelmente não foi por causa de algum acordo entre os produtores originais e David Guetta, fazendo com que o DJ francês pudesse remixá-la com outro nome.

https://www.youtube.com/watch?v=GGMEpE88trE

Steve Angello é um dos chefões da música eletrônica. Considerado por muitos um gênio na produção e também um dos melhores DJs de house de todos os tempos. Entretanto, não é recente a discussão que a sua faixa KNAS , lançada em 2010, foi uma cópia total de um conjunto de samples do artista Vengeance , que foram lançados em 2009. Para se ter ideia, no mesmo ano de lançamento, várias pessoas já denunciaram a cópia, mostrando que a única coisa que Steve fez nessa faixa foi adicionar um kick a cada X segundos. Para se ter ideia, existem vídeos no YouTube desde a época, ensinando em como produzir Knas em 2 minutos, através da adição desse kick.

https://www.youtube.com/watch?v=8tIgN7eICn4

Tiesto é um dos grandes DJs e produtores de todos os tempos, isso é inegável. Porém, um fato que poucas pessoas sabem é que a sua faixa de grande sucesso Adagio For Strings , teve sua melodia retirada de uma canção clássica de 1936, do músico Samuel Barber . O DJ holandês apenas produziu o kick de trance atrelada a música – não desmerecendo seu trabalho, mas é óbvio que a melodia lhe rendeu mais da metade do desenvolvimento da faixa.

Eaí, você conhece alguma faixa que se encaixa nos exemplos a seguir? Nos envie a sua opinião!