
Nova ferramenta de Inteligência Artificial é criada para ajudar artistas independentes a identificar problemas em contratos de música
- Conteúdo autoral / por Caio Pamponét -
O produtor e engenheiro de áudio americano Kevin Moo, conhecido como Daddy Kev, acaba de lançar uma tecnologia que pode auxiliar uma legião de artistas do mercado musical.
Chamado "musiclawyer.ai", a nova ferramenta de Inteligência Artificial gratuita analisa contratos de gravadoras e distribuidoras e identifica erros ou inconsistências nas cláusulas.
Em modo Beta, o site suporta documentos e imagens em inglês, japonês, espanhol, chinês e francês. Segundo divulgado por Kevin, a ferramenta em breve poderá redigir contratos básicos em nome do usuário e analisar declarações de auditoria de royalties que o mesmo diz ser "muitas vezes falho".
A tecnologia se baseia em duas IA's: o ChatGPT, um gerador de textos automáticos, e a Gemini, um chatbot do Google capaz de extrair de forma 'impecável' o texto de imagens ou documentos digitalizados.
De acordo com informações, um teste feito pela IA apontou mais de 30 problemas num contrato, incluindo a falta de ISRCs (identificações de gravações individuais), ausência de dados de países e campos em branco.
Apesar de não substituir o aconselhamento de advogados, Kevin Moo afirma que a ferramenta chega para apoiar músicas independentes e tornar viável o "esclarecimento e percepção" de contratos musicais.
Recém-lançado, o programa vem dando o que falar na indústria musical e já recebeu apoio de artistas como Nightmares On Wax, Telefon Tel Aviv e Halogenix.
Confira o 'musiclawyer.ai' acessando aqui.
Imagem de capa: Reprodução.
Sobre o autor

Caio Pamponét
Graduando em jornalismo pela UFBA e Redator da Play BPM. Um apaixonado por música desde a infância que cultiva o sonho de viajar pelo mundo fazendo o que ama e conhecendo novas culturas. Com um desejo inerente de fomentar a cena eletrônica de sua terra - Salvador, BA, Caio Pamponét respira os mais diversos BPM's e faz da música o seu combustível diário.
Últimas notícias

Mais um projeto brasileiro embarca rumo aos Estados Unidos para turnê inédita

Hot Parade celebra 12 anos como referência da cena eletrônica na Baixada Santista com Kolombo, Fran Bortolossi, Elle Kosh e muito mais neste sábado (10)
