Notícias

O que o seu gosto musical pode dizer sobre a sua personalidade?

Você já notou que a música tem a poderosa capacidade de criar comunidades fortes? Se você é gosta de tracks com muito Bass, ou gosta de estar numa multidão ouvindo música Trance uplifting, essas preferências podem revelar aspectos de sua personalidade.

De acordo com um estudo de 2003 publicado pelo Journal of Personality and Social Psychology, pode haver um link entre sua personalidade e sua preferência musical.

O estudo perguntou para mais de 1000 alunos da Universidade do Texas, em Austin com base em suas preferências de música individuais, em seguida, comparou essas preferências com auto-visualizações sobre aspectos de sua personalidade. O estudo encontrou uma correlação entre os aspectos dos traços de personalidade do método “Big Five”, que se divide em 5 grandes áreas, sendo elas: Extroversão, Sociabilidade, Consciência, Abertura, e as suas preferências em relação aos gêneros da música. Para entender melhor o método Big Five, clique AQUI .

Por exemplo, os indivíduos que escolheram gêneros considerados mais “otimistas e convencionais”, como o pop e o country, eram mais propensos a se envolver em atividades sociais, além de estarem mais preocupados em agradar outras pessoas.

Enquanto isso, aqueles que preferiam gêneros que são considerados mais “reflexivos e complexos”, como jazz, blues, folk ou até gêneros mais “intensos e rebeldes”, como punk, heavy metal, rock, foram considerados mais abertos e dispostos a aceitar novos pensamentos e idéias.

Mas você deve estar se perguntando… Mas onde entram os fãs de Big Room, ou Trance ou Techno?

De acordo com o estudo, os indivíduos que se interessam pelas músicas “energéticas e rítmicas”, como a música eletrônica, eram mais extrovertidos e tinham maior auto-estima.

Como a música muitas vezes é um aspecto determinante da nossa identidade social, considere como os indivíduos com quem se relaciona em sua vida podem refletir esse modelo. Os amigos com os quais você vai às festas e aos festivais simplesmente preferem o mesmo som que você? Ou talvez, esse vínculo que você compartilha sobre a música está mais ligado a vocês terem suas personalidades parecidas?

Independente de qual seja seu gosto ou personalidade, o mais importante é RESPEITAR AS DIFERENÇAS !

Conte-nos sua realidade!