Notícias

Oregon torna-se o primeiro Estado dos EUA a descriminalizar cogumelos, LSD e ecstasy

A lei inovadora (Medida 110) foi aprovada pelos eleitores na última terça-feira. Ela tem sido apoiada por grupos de reforma da justiça criminal. Em vez de enfrentar a pena de prisão, qualquer um agora pego com pequenas quantidades de drogas pesadas pode enfrentar uma multa de US $ 100 ou ser redirecionado para serviços de tratamento e reabilitação, que serão financiados por milhões em receitas fiscais geradas pela indústria de maconha legal do Oregon.

Cogumelos e fungos produtores de psilocibina também estão sendo legalizados para uso terapêutico após uma votação a favor da Medida 109, permitindo que prestadores de serviços licenciados administrem esses produtos a indivíduos com 21 anos de idade ou mais.

Kassandra Frederique, diretora executiva da Drug Policy Alliance com sede em Nova York, disse: “Foi uma noite monumental para a reforma das políticas de drogas. Indiscutivelmente o maior golpe para a guerra às drogas até agora, Oregon se tornou o primeiro estado do país a descriminalizar todas as drogas.”

A descriminalização das drogas tem sido associada à redução das mortes relacionadas com as drogas, com MPs de vários partidos pedindo a descriminalização no Reino Unido em um relatório do comitê de saúde e assistência social.

A presidente do comitê, Sarah Wollaston, disse: “Todas as mortes por drogas devem ser consideradas evitáveis e, no entanto, em todo o Reino Unido o número de mortes relacionadas às drogas continua a aumentar à escala de uma emergência de saúde pública.”

Em outros lugares nos EUA, mais leis sobre drogas foram relaxadas em votos, incluindo New Jersey, Montana, Dakota do Sul e Arizona legalizando a maconha recreativa para uso adulto, e Mississippi e Dakota do Sul legalizando a maconha medicinal.

A representante da Câmara de Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez, elogiou a medida, escrevendo no Twitter: “Grite para o trabalho árduo dos organizadores de base que lideraram com sucesso uma onda de esforços de legalização, expurgo e descriminalização das drogas da maconha na noite passada.”

Em sua declaração, Kassandra Frederique pediu mais ações para reduzir a guerra contra as drogas, acrescentando: “As pesquisas de opinião pública mostram que 67% dos americanos apoiam a legalização da maconha, incluindo 55% dos republicanos. No entanto, a aplicação contínua das leis de proibição da maconha é responsável por mais de 500.000 prisões nos Estados Unidos a cada ano, impactando desproporcionalmente negros, latinos e indígenas. Essas vitórias são cruciais para reformar as leis sobre a maconha em outros estados e no nível federal. Eles demonstram que a reforma é sustentável fora das Costas Leste e Oeste, inclusive em algumas das regiões mais atingidas pela guerra às drogas, como o Sul e o Centro-Oeste.”