Em uma entrevista coletiva transmitida pela televisão nesta terça-feira (28), o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, explicou que fará um relaxamento gradual do lockdown para tentar alcançar um “novo normal” até o final de junho. Com isso, eventos de música poderão voltar à Espanha, caso a redução da quarentena funcione conforme o planejado em quatro fases pelo país.
É esperado que cada fase desta estratégia dure aproximadamente duas semanas e cada região somente avançará de fase se cumprir os critérios e recomendações. A primeira será posta em prática na maioria das regiões da Espanha a partir de 11 maio, permitindo restaurantes e bares usarem 30% de seu espaço aberto.
Os eventos de música devem poder retornar na fase dois, no final de maio, nos quais eventos culturais poderão ser realizados em locais fechados desde que utilizando 30% da sua capacidade, com no máximo 50 pessoas, mas ao ar-livre são permitidas até 400 pessoas (desde que sentadas), implementando medidas de distanciamento social.
A terceira fase, que deve funcionar em meados de junho, restrições serão relaxadas ainda mais em bares, teatros e locais culturais, embora ainda precisem de políticas de capacidade limitada.
Vale lembrar que clubs no país, como Hï Ibiza e Ushuaïa cancelaram sua programação no mês de maio devido a pandemia do coronavírus.
Sobre o autor
Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3