Policiais à paisana patrulharão clubes e bares do Reino Unido em segurança às mulheres
Como medida para proteger as mulheres de criminosos, o governo inglês resolveu colocar policiais à paisana dentro de clubes e bares no país. A mudança vem como parte de uma série de medidas anunciadas pelo primeiro-ministro Boris Johnson após o assassinato da londrina Sarah Everard, de 33 anos, que foi sequestrada voltando para casa no dia 3 de março.
Por meio de um programa denominado “Projeto Vigilante”, policiais disfarçados estarão presentes nos clubes e bares, principalmente na hora de fechamento dos locais. Além disso, as medidas adicionais incluem um aumento nos fundos para fornecer melhor iluminação e tecnologia de monitoramento CFTV aos bairros ingleses e galeses.
No entanto, críticos do novo programa sugerem que ele pode ter a indústria da boate como um bode expiatório para um problema muito maior, como observa a parlamentar Stella Creasy na BBC Radio 4: “Sarah Everard não estava na balada, então a ideia de que colocar policiais à paisana em boates irá resolver esse problema não reconhece que mulheres são abusadas, agredidas e intimidadas em todos os tipos de lugares. Pergunte às mulheres que correm em parques em plena luz do dia sobre suas experiências e você perceberá um pouco do tamanho do desafio. O que me impressiona é que 80% das mulheres relatam terem sido assediadas sexualmente em espaços públicos e ainda assim, nessas pesquisas, 90% delas dizem que nunca denunciam por saberem que nada vai mudar.”
Como mulher, é muito difícil acreditar que essa medida seria eficaz, visto que o problema está longe de estar somente dentro das boates e restaurantes. Mesmo assim, nos solidarizamos com a vítima e torcemos pelo dia em que mulheres poderão andar seguras pelas ruas de qualquer lugar do mundo.
Sobre o autor
Cissa Gayoso
Sendo fruto do encontro de uma violinista com um violonista, a música me guia desde sempre e nela encontrei a família que escolhi para chamar de minha. A partir de 2021, transformei minha paixão em profissão e, desde então, vivo imersa nas oportunidades e vivências que este universo surpreendente da arte me entrega a cada momento! De social media à editora-chefe da Play BPM, as várias facetas do meu ser estão em constante mudança, mas com algumas essências imutáveis: a minha alma que ama sorrir, a paixão por música, pela arte da comunicação, e as conexões da vida que fazem tudo valer a pena! 🚀🌈🍍