Notícias

Por que os ravers devem pensar duas vezes antes de usar glitter?

Senhoras e senhores chegou a hora de conversarmos seriamente sobre um acessório que vem sendo usando cada vez mais em festivais de música, chegou a hora de conversarmos sobre o glitter . Embora os brilhos cheios de cor, proporcionados por esse adorno, possam trazer algum efeito para cosméticos, penteados e acessórios de festa, todos devem conhecer a dura realidade de onde essa vaidade pode acabar.

A verdade é que o glitter não tem um efeito tão glamuroso sobre o meio ambiente e sobre os seres que vivem nele, podendo grudar em qualquer objeto que tenha contato, permanente, mesmo não podendo ser visto à olho nu.

Como parte da grande família de micro plásticos, esses pequenos fragmentos podem literalmente acabar em qualquer lugar até mesmo nos oceanos e nos lagos. Além disso, ele pode causar todos os tipos de riscos ambientais e de saúde, especialmente quando se acumula ao longo do tempo.

Para tornar a conversa mais científica, os micro plásticos feitos de alumínio com tereftalato de polietileno (PET) podem afetar, sensivelmente, diversos ecosistemas. Por exemplo, quando consumados pela vida marinha, os microplásticos podem causar efeitos adversos nos desenvolvimentos reprodutivos, neurológicos e comprometer a imunidade desses animais. Um estudo recente citado pela EcoWatch demonstra que a reprodução de ostras foi afetada diretamente por esses tipos de resíduos. Talvez isso possa não parecer grande coisa, mas pense nas implicações que isso poderia acarretar na cadeia alimentar.

É a mesma razão pela qual, perto do Rio Salmo, do Festival de Música de Shambhala, há uma sinalização alertando aos participantes que mantenham o glitter fora da água. A antropóloga social Trisia Farrelly afirma que “os micro plásticos realmente entram em tudo e, apesar do tamanho minúsculo, podem ter um impacto devastador sobre humanos e animais”. Outro estudo descreve as partículas como sendo “omnipresentes no ar, a água, os frutos do mar que comemos, a cerveja que bebemos, o sal que usamos – os plásticos estão em todos os lugares “.

Como amante do glitter, essa revelação é uma dura realidade que deve ser enfrentada. Mas abandonar o uso desse acessório para proteger os animais e nós mesmos parece bastante plausível.

Isso não significa que temos que desistir do look, mas mudar nossos caminhos. Algumas marcas eco-amigáveis ??desenvolveram tipos de glitter’s biodegradáveis que são feitos para qualquer um que queira manter a consciência ambiental sem abrir mão do efeito que esse incrível acessório proporciona.