
Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia plano de retomada e 4 dias de festa
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (29) um plano de retomada caso a cidade continue com casos de Covid-19 em queda, incluindo um calendário de eventos que permitirá os cariocas voltarem às ruas, com início das comemorações em 2 de setembro, "Dia do Reencontro", no qual inicia nova etapa de flexibilização das regras.
Se o cenário epidemiológico continuar favorável, as vacinas chegarem conforme plano do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, e a vacinação avançar de maneira engajada com alcance de alta cobertura da população acima de 60 anos e com comorbidades, a Prefeitura tomará ações para redução das restrições. O planejamento é de que 77% da população já tenha recebido a primeira dose da vacina até setembro, e 45% esteja completamente vacinado.
Sendo assim, será organizado um ano de eventos chamado "Rio de novo", com início das comemorações entre 2 e 5 de setembro, quando uma série de eventos de pequeno porte e gratuitos serão realizados em várias regiões da cidade em locais abertos e bem ventilados, com opções de cultura, lazer, esporte e gastronomia.
Serão três fases para dar previsibilidade e segurança na retomada de atividades econômicas. Entenda:
- A partir de 2 de setembro, terá liberação de eventos em ambientes abertos, com permissão de público com esquema vacinal completo com 50% da capacidade nos estádios; e liberação também de boates, casas de show e festas em locais fechados com 50% da capacidade e pessoas com esquema vacinal completo. Uso de máscaras ainda é obrigatório;
- Em 17 de outubro, a capacidade permitida para boates, casas de show, festas em locais fechados e estádios aumentará para 100%, desde que as pessoas tenham tomado as duas doses da vacina e obrigatoriamente estejam usando máscara;
- Já a partir de 15 de novembro o uso de máscara será obrigatório somente em transporte público e estabelecimento de saúde, sendo livre a circulação de pessoas em outros ambientes, sem restrição de capacidade e distanciamento.
A programação para as celebrações de 2 a 5 de setembro será feita em locais abertos, ventilados e com uso de máscara, incluindo:
- Fechamento de ruas para o trânsito;
- Eventos em polos gastronômicos;
- Pontos icônicos da cidade com iluminação especial, projeções e apresentações musicais;
- Diversos DJs estarão espalhados em variados pontos da orla carioca;
- Manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos do Rio com priorização de artistas locais;
- Atividades em áreas abertas de equipamentos culturais do município;
- Meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade;
- Iluminação de pontos icônicos da cidade;
- Mapping (projeções) e orquestra nos Arcos da Lapa;
- Programação especial na Cidade do Samba e na Cidade das Artes;
- Atividades em todas as vilas olímpicas da cidade;
- Taça Renasce Rio: partida comemorativa com 50% de público;
- Meditação, tai chi chuan e yoga em praça e parques;
- Campeonato de futebol solidário em comunidades;
- Jogos de botequim.
Sobre o autor

Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3
Últimas notícias

Mais um projeto brasileiro embarca rumo aos Estados Unidos para turnê inédita

Hot Parade celebra 12 anos como referência da cena eletrônica na Baixada Santista com Kolombo, Fran Bortolossi, Elle Kosh e muito mais neste sábado (10)
