Notícias

Eventos com mais de 750 visitantes são proibidos na Holanda e ID&T decide se continua processo contra governo

Nas últimas semanas, a indústria holandesa teve vários diálogos com o governo após o processo sumário que o Grupo ID&T moveu contra o governo holandês em 9 de julho, juntamente com mais de 40 co-demandantes. Na semana passada, a Organização Mundial de Turismo emitiu um novo aviso sobre eventos e, posteriormente, o governo decidiu que eventos sem pernoite com mais de 750 visitantes não serão permitidos até 1º de setembro, com base na situação atual quanto ao número de infecções e hospitalizações por Covid-19 no país.

Uma nova coletiva de imprensa será realizada na sexta-feira, 13 de agosto, na qual todas as novas decisões serão anunciadas. É possível que as restrições a eventos sejam aumentadas ou ajustadas, disse o primeiro-ministro Rutte, que está deixando o cargo, durante a coletiva de imprensa. Para tirar a incerteza dos organizadores, o governo decidiu que eles podem optar por fazer uso do fundo de garantia ou esperar por eventuais relaxamentos, em virtude dos quais seus eventos ainda poderão ocorrer. Se, apesar das flexibilidades, ainda não for viável para o organizador realizar o evento por motivos de ordem prática, o fundo garantidor ainda poderá ser utilizado.

Rosanne Janmaat, COO do Grupo ID&T: "Ficamos com perguntas sem resposta, como em que se baseia a capacidade do 750 e quais parâmetros podemos usar para abrir novamente. Por que é repentinamente possível ir de férias em massa na Europa e não visitar um festival maior na Holanda? No último um ano e meio, a comunicação do governo holandês foi que, quando todos os que quiserem ser vacinados forem vacinados, vamos abrir novamente. Nesta fase, não está claro para nós porque é que é necessário tomar uma decisão para o período posterior a 1 de setembro, dado que é o momento em que todos poderiam ter sido vacinados. Como resultado, falta uma política sustentável de eventos."

O Grupo ID&T e seus co-demandantes consideraram a decisão tomada pelo gabinete em 9 de julho como preparada de maneira descuidada e incorreta. O advogado que auxilia a ID&T contatou o procurador do estado para solicitar o parecer da OMT e a justificativa para a decisão do governo. A ID&T avaliará esses documentos e decidirá dentro de 2 dias se deve prosseguir com o processo ou não.

Fonte e imagem: ID&T.