Notícias

Produzir músicas gera estresse ao longo da carreira

Estudo encomendado pela Record Union também informa que mais da metade dos produtores buscam ajuda com familiares e/ou amigos, excluindo os contatos profissionais.

Pelo menos 73% dos produtores musicais independente sofrem com algum tipo de emoção negativa. O ritmo frenético da indústria é fator primordial para desencadear problemas como estresse, ansiedade e depressão. A partir do estudo é possível trabalhar para criar um clima sustentável e artistas saudáveis.

Os artistas que vivem intensamente o processo de produção são mais propensos as emoções negativas, consequentemente, à morte. Dentro dessa gama de produtores, jovens entre 18-25 anos são maioria. Entre todos entrevistados, 81% acreditam que a industria da música precisa fazer mais para criar um clima saudável para os artistas.

“O estudo aponta que precisamos mudar algo. Nós enquanto integrante ativos da indústria de música eletrônica, precisamos acordar, nos perguntar e agir. ‘Qual nossa responsabilidade nisso e o que podemos fazer para criar um clima melhor?’ É hora de colocar o estado da saúde mental em primeiro lugar” disse um dos responsáveis pelo estudo.

O lado positivo é que muitos procuram ajuda, em razão disso, 65% afirmaram que conversam com alguém, seja da família ou amigo sobre os problemas decorrentes do estresse, ansiedade e depressão. Em contrapartida, 29% não falam com ninguém porque não tem com quem conversar, segundo indica o estudo.