Notícias

Qual o valor de cada público para os artistas?

Quanto vale o seu amor? Essa é uma pergunta meio esquisita à primeira vista, mas a empresa Eventbrite resolveu fazer uma pesquisa para definir isso de uma vez por todas. Para esclarecer, falamos de um estudo centrado em descobrir os resultados de cada um dos diferentes veículos de comunicação usados para divulgar os trabalhos dos artistas – e quanto os fãs adquiridos acabam gerando, em lucros; o chamado “valor da descoberta musical”, como foi posto por eles.

Hoje, vivemos em uma época onde tudo é digitalizado; e a atenção das pessoas é menor do que nunca. Sendo assim, tais informações são de imenso valor para promoters, agentes, artistas… E bem interessantes pra quem ama a música, independente de sua carreira.

A cada dia que passa, mais e mais boatos sobre os melhores métodos de divulgação são criados e começam a circular livremente por aí. Com isso, ninguém nunca sabe o que é de fato melhor; rádio, televisão, streaming, shows ao vivo… Mas isso acaba agora, graças à Eventbrite!

E no fim das contas, um dos fatores mais importantes na hora da geração de lucros em cima de uma música é o desejo de ver aquilo ao vivo. De acordo com os resultados da Eventbrite, os fãs que frequentam os shows tendem a gastar aproximadamente 20 vezes mais dinheiro com música, com os ingressos inclusos, do que os que preferem ficar em casa.

Esse número é certamente assustador, mas vale ressaltar que isso não significa de modo algum que ir aos shows deva ser uma “obrigação dos fãs”. As estatísticas são muito úteis para ter uma ideia geral de um grupo, mas não significam absolutamente nada para o indivíduo. Afinal, você pode nunca ter ido em um show na sua vida – mas ter todos os CDs, DVDs, revistas, bonecos colecionáveis… Enfim, deu pra entender, né?

Outra parte muito interessante do estudo foi uma comparação de como as pessoas costumam conhecer novas músicas. E para a surpresa de todos, redes sociais como o Facebook, Twitter e Tumblr receberam um score bem abaixo do esperado: 14%. Os vencedores dessa categoria foram os métodos tradicionais, como a televisão, rádio, e o papo dos amigos. Confira só:

É claro que esses números por si só não dizem tudo. Um dos fatores mais importantes nesse gráfico é a linha de baixo, que mostra quantas pessoas em média costumam ir aos shows dos artistas que conheceram – afinal, é daí que vêm os grandes lucros. E de acordo com o gráfico, as pessoas que mais se empolgam de ir assistir seus artistas favoritos são as pessoas que já fizeram isso; os 8% que conhecem a música no evento são, de longe, os que mais tendem a comprar um ingresso para passar por essa experiência novamente.

A Eventbrite deixou bem claro que nada disso é regra; afinal, a descoberta musical nos dias de hoje é um processo muito integrado. Streaming, redes sociais, e shows ao vivo vêm crescendo, e nenhum deles anula a importância do outro. Portanto, não se sinta mal caso você não se enquadre em nenhuma dessas categorias – alguma coisa você faz para contribuir de algum jeito com o sucesso dos seus artistas favoritos. E tenha a certeza de que eles ficam muito gratos!