Levels, festa gaúcha que completa 10 anos, já teve grandes estrelas como headliners de seus eventos; relembre
- Via Assessoria de Imprensa -
Quem produz eventos sabe que chegar até a marca histórica de 10 anos é um desafio e tanto, mas sem dúvida alguma a equipe da Levels Sunset pode se orgulhar de tudo o que entregou até aqui nessa década de atuação. E para coroar esse momento em grande estilo, a festa gaúcha trará pela primeira vez ao seu palco (e também ao Rio Grande do Sul) uma atração de peso: o alemão Jan Blomqvist! Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pela Eleven Tickets clicando aqui.
Mas além do multi-instrumentista alemão, outras grandes estrelas do underground global passaram pelas pistas da Levels ao longo dessa jornada, então, nada melhor do que relembrar alguns deles, principalmente para você ter dimensão e entender a importância que a festa possui no desenvolvimento da cena eletrônica gaúcha. Acompanhe:
2014: o início de tudo
A Levels foi criada em julho de 2014 por 5 amigos que sempre tinham que viajar para outras cidades (e estados) para escutar seus artistas favoritos. Foi então que, depois de um carnaval no famoso Warung Beach Club, em Santa Catarina, eles decidiram que começariam a Levels. A ideia de ser um sunset era justamente para não competir com os eventos noturnos e clubs que na época dominavam o mercado em Porto Alegre, mas coincidentemente ou não, a marca acertou (e muito) neste formato, já que hoje em dia as novas gerações estão priorizando o bem-estar e optando justamente por frequentar eventos diurnos.
A festa já ocupou pontos históricos da cidade como o Cais do Porto, a Orla do Guaíba e a Marina São João, todos sempre com vista para o Rio Guaíba e o icônico pôr do sol de Porto Alegre, o que garante um toque especial a mais para quem vai no rolê. Além disso, a Levels foi a grande responsável por levar diversos artistas pela primeira vez ao Rio Grande do Sul.
Os headliners históricos
Em 2015, pouco após completar 1 ano, a Levels trouxe um dos seus primeiros grandes headliners, o argentino Barem. “Até hoje algumas pessoas falam desse set”, lembra Caroline Campos, da Levels. Barem tinha recém saído da Minus [gravadora] e começado a sua própria, que tinha sons bem mais para o House e o Minimal House. Na época poucas pessoas conheciam ele, mas a entrega dele e da pista foi total, criando aquele momento em que o tempo fica suspenso e o desejo é de que o set dure pra sempre. “Ele estava neste mesmo clima, tanto que não queria parar de tocar pra ir em outra festa gigante depois, mas acabou indo com um leve atraso”.
Em 2016, o nível continuou alto e quem chegou para abrilhantar o lineup foi a ucraniana Nastia. “A gente acredita que ela foi a primeira artista conhecida mundialmente que trouxemos. Lembro que foi um impacto grande trazer ela para Porto Alegre e vieram pessoas de várias partes do estado”, conta Carol. Neste mesmo ano, ainda tiveram outras edições que levaram DJ W!LD, OXIA, Doctor Dru e Rodriguez Jr. aos palcos — este último, proporcionando um dos momentos mais marcantes da história da Levels ao tocar “Strings of Life” durante o pôr do sol no evento de conferência com o Alataj. Nada mal para uma festa que estava apenas começando, né?
Mas o que já estava bom, só melhorou. Em 2017, outros DJs internacionais que marcaram presença foram Marco Faraone, Andhim, Traumer e Marco Resmann, seguidos por Danny Daze, Hyenah, Jimi Jules, Trikk, Marc Romboy e Matthias Meyer, em 2018. Destaque para o Watergate Showcase, que teve sua festa realizada após a final da copa do mundo de 2018, sendo a maior edição até hoje. O ano pré-pandemia também foi marcado por muitas novidades ao público, foi a vez de Ryan Elliott, Renato Ratier, Floyd Lavine e Blond:ish brilharem por lá.
Então, chegou o Covid-19 e as celebrações tiveram que dar uma boa pausa. A Levels foi realizar seus eventos novamente apenas em dezembro de 2021, ficando mais de dois anos com as atividades suspensas. Mas quando voltou, voltou com força total em um evento que fez até mesmo Eli Iwasa chorar no final do set, tamanho era o carinho do público com a artista — inclusive, a própria Eli já declarou que a Levels é um de seus palcos favoritos para tocar, justamente por conta da resposta e da energia da pista em todos os eventos.
Então, as noites quentes seguiram em 2022 com mais atrações inéditas ao público. Gui Boratto, Shadow Movement, Henrik Schwarz (live), Eagles and Butterflies e a tão esperada comemoração de 8 anos, que contou com uma mega estrutura e teve ninguém menos que Adana Twins — confira o aftermovie aqui. No ano passado, o nível subiu ainda mais com a presença de D-Nox, Patrice Baumel, Denis Sulta e Bonobo. cravando mais um excelente ano na história da Levels. “Trazer um artista como o Bonobo pra Porto Alegre é algo que nos dá muito orgulho. Apesar de ser gigante na Europa, aqui no Brasil sabíamos que nem todo mundo conhecia, mesmo assim decidimos apostar nele pra mostrar um som diferente e inovador, e isso fala muito sobre a nossa missão de espalhar música. O Set dividiu opiniões, mas pra nós foi um dos mais incríveis que já escutamos”, destaca Carol.
Em 2022 também teve a estreia de DJ Tennis, artista que tem importância fundamental na trajetória da Levels. “Nossa história com o Tennis é antiga… foi em um showcase da Life and Death, no México, que eu e o Felipe decidimos mudar a nossa vida, largar nosso emprego e começar a trabalhar com música eletrônica para seguir essa paixão. Sempre foi um sonho trazer e a experiência foi ainda mais legal porque além do set ter sido incrível, descobrimos que a pessoa também era tão legal quanto o som”.
E então, chegamos no momento atual. Para eternizar os 10 anos de Levels, a equipe resolveu dividir a celebração em 3 fases: futuro, presente e legado. Na primeira delas, realizada em 27 de abril, três gigantes somaram forças: Gerd Janson, Biesmans (Live), e Ivory. A segunda parte, que aconteceria em junho, teve de ser adiada por conta das fortes chuvas que assolaram a região de Porto Alegre. A nova data definida é a de 12 de outubro, mas a espera com certeza vai valer muito a pena, afinal, ninguém menos que Jan Blomqvist está confirmado como o headliner desta edição, marcando a primeira vez do artista no estado gaúcho.
Portanto, se você ainda não teve a chance de viver a experiência de uma Levels Sunset de perto, essa é mais do que a hora ideal. Siga a festa no Instagram e fique por dentro das próximas novidades.
Imagem de capa: Divulgação.