Notícias

Rio de Janeiro entra em nova fase e libera pista de dança

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou a mudança de fase na cidade, que agora está na última etapa do plano de flexibilização, a chamada Fase Conservadora, anunciada nesta terça-feira (03), em coletiva do prefeito Marcelo Crivella.

Com as novas deliberações, o mercado de eventos ganha mais possibilidades de atuação. A música ao vivo já havia sido liberada, mas agora as pistas de dança também podem voltar a funcionar. Entre outras medidas, o comércio passa a ter livre horário de funcionamento e o sistema self-service já está liberado para bares e restaurantes.

Crivella afirma que a curva de contágio na cidade está controlada e que a chance de uma segunda onda de infecções é remota perante as condições atuais.

Estão liberados eventos em espaços abertos, shows e festas com restrição de lotação (casamentos, bodas, aniversários, formaturas, confraternizações, coquetéis, inaugurações, lançamentos, cerimônias oficiais e diplomáticas, com um terço da capacidade de público).

Além disso, museus, galerias de artes, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais estão permitidos. Lonas, circos e feiras culturais também, mas com distanciamento de 4 m² por pessoa.

Nas praias é permitido banhar-se e permanecer na areia, além de montar guarda-sóis e barracas com distanciamento de 1,5 metro. As escolas e creches privadas também estão autorizadas a atender alunos de todas as séries, enquanto na rede pública podem abrir voluntariamente, com decisão da comunidade escolar, ainda sem data para volta obrigatória.

É válido ressaltar a necessidade de manter os protocolos de saúde e as regras de ouro da reabertura do comércio: lavar e higienizar as mãos; disponibilizar álcool em gel 70%, sabão líquido e papel-toalha; manter distância de 1,5 metro; utilizar máscara facial e retirar somente para comer; manter ambientes arejados; divulgar medidas de proteção; fazer a limpeza do ambiente a cada três horas; cobrir o rosto ao tossir ou espirrar e afastar funcionários com sintomas.