Você quer ser DJ? Produzir e ser famoso? O DJ superstar Robin Schulz compartilhou alguns de seus truques para produzir sucessos. Autor de alguns dos maiores hits da dance music atual, o produtor alemão não teve papas na língua e deu algumas dicas. O Play EDM separou pra você. Confere ai!
“Eu acho que isso é muito subestimado, mas quando você está criando uma faixa de House é importante começar com a batida ideal. É claro que isso é uma questão de gosto, mas também é algo essencial na criação. Dá para alterar toda a direção e o desenvolvimento de uma faixa com uma mudança na batida. Por exemplo, no remix que eu fiz para ‘Gnash – I Hate U, I Love U’ eu usei uma batida normal no começo. Mas depois, quando a principal está iniciando, coloquei uma batida mais baixa, numa pegada mais dirty. Isso dá a faixa um sentimento especial, próprio do Deep House. As vezes, eu tento aumentá-la um pouco para encaixar na bassline. Isso não necessariamente funciona com qualquer batida, mas sempre vale a pena testar. Tente e experimente com suas músicas e você irá reparar que mesmo uma pequena variação na batida pode fazer uma enorme diferença.”
“Isso não é uma generalização, mas as vezes é melhor diminuir do que exagerar nas frequências do equalizador. Quando estou produzindo uma música, se eu tenho muitos equalizadores trabalhando na faixa, então todas as frequências, que já estão maiores, estarão multiplicadas e isso pode se tornar uma dificuldade na hora de mixar. É por isso que eu aumento as frequências no equalizador de maneira sutil, exceto nos casos que eu quero deixar o som num formato diferente. Entretanto, tenha em mente que você precisa tomar cuidado, pois uma diminuição extrema nas frequências pode modificar o som completamente. Meus equalizadores favoritos são o ‘Fab Filter Pro Q’ e o ‘Ableton Live’s EQ Eight’, que tem sido muito aperfeiçoado desde o lançamento do Ableton 9.”
“Eu, como DJ e produtor, amo um som alto! Todavia, se muitos canais do Ableton estão piscando na cor vermelha, isso significa que o som está MUITO alto, e isso certamente irá causar problemas no momento de mixar. Para prevenir isso, eu simplesmente diminuo o ganho da faixa um pouco mais cedo, para evitar picos de volume e distorções. Isso também te oferece uma variedade maior de opções no que tange comprimir e limitar na masterização.”
“Se você diminuir o ganho da faixa somente no final, a música pode entrar em colapso e soar completamente diferente, porque toda a dinâmica mudou e você terá que checar todos os níveis de volume em todos os canais. Isso vai consumir muito o seu tempo e também será uma pulga atrás da orelha. Então, diminua o ganho um pouco mais cedo.”
“As vezes eu percebo que a faixa está soando muito cheia e eu tenho muita coisa tocando em conjunto no meio do meu mix. É nessas horas que eu começo a modificar meus canais, colocando alguns sons para o lado esquerdo do ouvido e outros para o direito, para dessa maneira, a faixa soar mais leve. Geralmente, eu tento não deslocar o som só para um dos lados, para evitar criar uma mudança que seja apenas sutil. É fácil começar com sons altos, como percussões e o chapéu-alto (hi-hat), mas também é muito útil iniciar com os médios, como cordas e teclado. Isso irá estender o mix e dar espaço para elementos importantes, como melodias e vocais. Em ambos os casos, lembre sempre de não iniciar com os baixos.”
“Eu acho que é muito importante na produção de alguma música a concentração nos elementos principais. As vezes eu me dou conta que tenho muitas faixas ou diferentes sons nas minhas produções. Todo produtor tem esse problema, mas é muito mais difícil minimizá-lo que maximizá-lo. Depois de escutar a minha própria produção milhares de vezes, eu posso me cansar dela e colocar uma batida nova ou um novo efeito para deixá-la mais interessante. É claro que as vezes isso pode ser muito excessivo, então eu tenho que me concentrar em me livrar de coisas desnecessárias na produção. Eu começo a deixar algumas partes mudas ou escutar algumas sequencias em individual e tento decidir se esses elementos realmente são necessários ao conjunto da faixa. Tento focar no principal. No final, é muito útil para encontrar setores ou partes individuais para o arranjo.”
“Isso acontece muitas vezes e eu simplesmente fico preso a uma produção. Eu tento mudar melodias ou sons, mas não pareço acertar em nenhuma das mudanças. Nessas situações eu recomendo salvar o seu projeto e começar algo novo. Não abra essa produção por alguns dias. É claro que isso depende o quão rápido você tem que terminar a faixa, mas mesmo quando estou sob pressão, eu tento pausar e focar em algo novo, antes de voltar para a produção não acabada. Depois de esperar um pouco, quando abro o projeto com novos ouvidos, outros pensamentos e uma mente mais aberta, eu percebo quase que instantaneamente onde está o problema e o que precisa ser feito para solucioná-lo. Obviamente que isso não funciona em todas as vezes, mas dá para salvar muito tempo e prevenir a frustração se você apenas der um tempo e voltar depois com uma mente mais leve.”
“Uma coisa que eu amo sobre o Ableton é a possibilidade de criar agrupamentos com várias tecnologias virtuais de estúdio. Você pode fazer o seu próprio plugin com os seus efeitos favoritos ou sintetizadores prediletos, agrupá-los e salvar como um único. Isso te dá a possibilidade de usá-los em qualquer hora, sem a necessidade de ter que adicionar os mesmos elementos todas as vezes.”
“Às vezes eu tenho uma bassline com efeitos legais, mas não tenho a necessidade de usar na minha produção atual. Nesse caso, eu posso salvá-la em alguma pasta e usar depois numa faixa diferente. Você também pode ouvir uma pré reprodução clicando na sequência salva sem renderizar o áudio, e quando você coloca o arquivo salvo de volta na sua produção, você ainda pode alterar os cortes e os sintetizadores. É uma coisa muito útil do Ableton.”
“Eu tento fazer música trabalhando em três passos principais. Primeiro eu tenho uma ideia de batida, baixo, melodia, acordes e vocais. Uma vez que eu tenha selecionado o tempo perfeito para a faixa, eu vou criar um groove legal e me divertir fazendo a música.”
“Segundo, imagine as pessoas dançando para a sua música, isso ajuda! Como eu mencionei anteriormente, a estrutura da música é realmente uma parte difícil. Tente focar nos melhores elementos e se livrar dos que você não precisa, mas também tenha certeza que você possui um elemento muito bom para ser o “drop” – então finalize primeiro a estrutura da música, sem se preocupar nos detalhes.”
“Por fim, agora é a hora que todos os elementos ficam juntos e fazem o arranjo final. Nessa terceira fase, você está construindo os intervalos e adicionando alguns efeitos, como aumentos na frequência, preenchimentos e filtragem. Então você pode começar a mixar. Certifique-se que os elementos principais estão altos o bastante, cheque todas as transições e os pequenos detalhes.”
“É muito útil escutar a versão final do seu projeto em diferentes tipos de alto-falante. Primeiro, você precisa de bons monitores (caixas de som). No estúdio, eu trabalho com ‘Neumann KH 310s’ que são excelentes monitores de proximidade. Eles tem um boa qualidade e você pode ouvir todos os detalhes da sua produção. Ademais, eu sempre recomendo escutar as próprias produções em alto falantes diferentes, só para ter a certeza que a música está soando bem em todos eles. Quando estou em turnê, sentando no avião, sempre escuto nos meus fones de ouvido. Porém, num quarto de hotel eu escuto meus projetos nos alto-falantes do meu Macbook Pro, porque eu sei exatamente como vai soar, só de ter escutado outras faixas anteriormente. É onde eu posso focar nos vocais e nos sons principais e ter a certeza que tenho todos os elementos em perfeita harmonia.”
“Não importa se é dia ou noite. Use sempre óculos de sol! Assim você vai parecer bonito e descolado.”
Via: MusicRadar.