Notícias

REVIEW: O Ultra Music Festival Miami 20 anos sob nossos olhares!

O Ultra Music Festival de 2018 deixará saudades! O festival americano com ingressos totalmente esgotados teve sua edição mais memorável nos dias 23, 24 e 25 de março no Bayfront Park, em Downtown Miami, com a comemoração do seu 20º aniversário. E claro, o Play BPM estava lá pra conferir tudo pra vocês, além de fazer entrevistas em vídeo exclusivas com diversos DJs.

Está pronto pra embarcar nessa com a gente? Vamos lá! Lembre-se que como sempre, no Play BPM você não vai ver a defesa de gêneros ou sets em detrimento à outros, nem comparação entre DJs e sets. Nós vamos contar o que aconteceu e como esse lindo festival mexeu com a gente.

Como muitas “mães Dinás” que previram o futuro ou se apoiavam em “fontes seguras”, o tão esperado aconteceu de fato! O famoso trio sueco que marcou para sempre a história da música eletrônica mundial se reencontrou depois de 5 anos separados! A apresentação do Swedish House Mafia acabou sendo o ponto mais alto dos 3 dias que tiveram outras surpresas como a aparição de Will Smith no set de Marshmello e o set de encerramento do ASOT do trio inglês Above & Beyond. Esses foram apenas alguns dos artistas de surpresa que cativaram os 165.000 participantes de mais de 60 países ao redor do mundo.

Depois de muita especulação e com uma alta antecipação enorme, o Swedish House Mafia se reuniu com uma performance surpresa para fechar o Palco Principal e o festival como um todo na noite de domingo (03.25.2018). A reunião histórica aconteceu cinco anos depois do show de despedida do grupo que aconteceu exatamente ali naquele palco durante o Ultra Music Festival de 2013. O lendário trio, formado por Axwell, Sebastian Ingrosso e Steve Angello, abriu o set com ‘Miami 2 Ibiza’ e durante uma hora de set escolheu seus melhores hits e clássicos para levar a multidão à loucura!

Independente de você gostar ou não do trio ou da música (afinal gosto não se discute), os 3 suecos elevaram a energia do Bayfront Park ao seu ponto máximo, nunca visto antes naquele Mainstage. Nós do Play BPM estivemos nas edições de 2015, 2016 e 2017, e podemos afirmar que nunca vimos algo daquela forma, com aquele apelo e magnitude!

Bastava olhar as pessoas ao seu redor durante o show e averiguar que a grande maioria chorava de emoção, com sorrisos no rosto e uma felicidade plena! Talvez o ponto mais alto do set todo foi “Don’t You Worry Child”, o último single lançado por eles antes da separação e que consagrou as 3 lendas! O SHM fechou a noite de forma espetacular, com um encore da sua globalmente renomada faixa ‘One’ para o deleite dos frequentadores do festival e milhões de pessoas que assistiam atensiosamente a transmissão ao vivo em casa. Se você perdeu e ainda não viu, veja aqui:

https://youtu.be/Wvg94cfChrY

O sábado à noite foi igualmente preenchido com uma série de performances impressionantes e inesperadas. Uma delas e que nos marcou bastante por sua energia e lotação da capacidade do Mainstage foi do DJ e produtor americano Marshmello. Ele trouxe convidados especiais como Slushii, Yo Gotti, G-Eazy e Lil Uzi Vert, que se apresentaram durante o set com suas respectivas collabs. Mas o mais inesperado (dentro da frase “Expect the Unexpected) foi a aparição sensacional do ator Will Smith, que subiu ao palco para cantar seu sucesso internacional “Miami” remixado pelo DJ de capacete branco. Foi um set muito legal, confira:

Outros DJs que tiveram sets de aparição foram Tiësto, The Chainsmokers, David Guetta, Carl Cox, Axwell ? Ingrosso (sexta), Kaskade, Eric Prydz, Armin van Bureen, Hardwell, entre muitos outros. Sei que alguns criticaram a falta de grandes nomes como Martin Garrix, Alesso, Zedd, entre outros que não estiveram por lá, mas o Play BPM garante que a comemoração de 20 anos foi à altura do grande espetáculo que é o UMF Miami.

Tanto Armin (sexta) quanto Tiesto (sábado) e Kaskade (domingo) fizeram “sets por do sol” (sunset sets), e criaram uma vibe sem igual para o entardecer maravilhoso que fez em MIami nos 3 dias. Cada um dentro do seu estilo e modo de levar a multidão, mas sempre de forma especial. Destaque para o sensacional set do Kaskade que emocionou muitos expectadores. As tracks icônicas do DJ e produtor da Califórnia elevaram a vibe da última noite que prometia!

Outros sets também nos chamaram a atenção com elementos muito legais. Como os visuais dos painéis de LED de KSHMR e Marshmello. A energia dos sets de Hardwell, Dash Berlin, Sunnery James & Ryan Marciano e sem deixar de mencionar o show à parte da apresentação do duo The Chainsmokers com baterias, baquetas flamejantes, pianos e muito mais!

Apesar dos rumores sobre a edição do Ultra Brasil 2018 (se vai acontecer ou não, se será no Rio ou em Sampa, entre outros), nosso país estava representado nas Ultra Angels, com roupas verde, amarelo e azul, além de hastearem nossa bandeira com o símbolo do festival no centro. Claro que essa não foi a única menção brasileira que podemos fazer! Além dos inúmeros brasileiros e suas bandeiras espalhadas pelo festival todo, o Mainstage pode presenciar o remix do funk BUMBUM TAMTAM sendo tocado por 3 grandes DJs, sendo eles David Guetta, Marshmello e Hardwell. Também vale ressaltar as tracks de Brazilian Bass tocadas por Tiesto, como sua antiga collab com o duo SEVENN e sua mais nova collab com o duo Chemical Surf. Se liga em uma delas:

A edição desse ano contou com diversos nomes entre as estrelas lendárias que participaram dos palcos icônicos do Ultra no Bayfront Park. Ultra-veteranos como Rabbit In The Moon e Josh Wink também participaram do festival, tendo ambos se apresentado no primeiro Ultra Music Festival há 20 anos, em 1999. O gigantesco Ultra Mainstage exibiu mais uma vez um sistema de som incomparável, hipnotizante show pirotécnico e um equipamento de iluminação que só pode ser descrito como de outro mundo.

O RESISTANCE de Carl Cox no MEGASTRUCTURE recebeu um grande upgrade para sua já impressionante produção este ano, com uma das estruturas de iluminação mais notáveis ??já vistas em um festival, criando um efeito de “buraco de minhoca” (warm-whole) que surpreendeu os participantes e os telespectadores em casa. O próprio homem, Carl Cox, fechou o palco com seus sets na sexta-feira e no sábado à noite de maneira espetacular e única. O público consumidor do underground parecia muito satisfeito com os sets sensacionais que foram ministrados naquele incrível palco.

Cox recebeu várias visitas em seu palco. Para citar alguns que nos chamaram à atenção, os sets de Nastia e Adam Bayer foram muito bons com uma energia incrível, além de claro o sensacional b2b dos gigantes Dubfire, Nicole Moudaber e Paco Osuna. O resto do line-up do MEGASTRUCTURE também contou com uma forte presença de artistas programados para tocar no RESISTANCE Ibiza neste verão, incluindo Adam Beyer, Jamie Jones, Joseph Capriati, Maceo Plex e Pan-Pot. Se liga como foi um dos dias (transmissão do dia inteiro):

Complementando o lado underground do festival, o segundo palco do RESISTANCE, o Arcadia Spider foi como sempre sensacional! Por lá pudemos ver pirotecnias pesadas, membros móveis de um palco em formato de aranha que se movem e cospem fogo e gelo seco, e lasers perfurantes que projetaram displays impressionantes no Bayfront Park e nos prédios em volta.

O fim de semana contou com várias performances de b2b da realeza do Techno mundial, incluindo Technasia b2b Hector, Patrick Topping b2b Nathan Barato e Guti (Live) b2b wAFF, além de outros grandes nomes dessa cena com seus sets LIVE como Stephan Bodzin e MATADOR e outros incríveis como Sasha John Digweed, Danny Tenaglia e Nic Fanciulli.

Fechando o palco no domingo, depois de apresentações iradas durante os 3 dias, o supergrupo J.E.S.u.S, o projeto b2b2b da Jackmaster, Eats Everything, Skream e Seth Troxler, fez valer a espera! Eles tocaram das 7pm as 11pm, embalando a multidão sedenta por Techno! Se liga nesse set do Better Lost than Stupid. Dê o PLAY:

Como de praxe, o MEGASTRUCTURE foi então tomado por Armin van Buuren para mais um histórico “A State Of Trance” no domingo dia 25/03. Gabriel & Dresden como sempre trouxeram o melhor do gênero em clássicos revisitados e batidas envolventes. Os três seguintes, MarLo, Andrew Rayel e Paul Oakenfold deixaram suas marcas com sets memoráveis e dignos do ASOT 850!

Os esperados DJs do Vini Vici chegaram com muita energia e estouraram o palco com seu som único e contagiante! Dava pra ver a multidão indo à loucura literalmente! O rei, Amrin van Buuren veio com um set de 2 horas e trouxe o melhor do seu ASOT com tracks novas a clássicos que marcaram os últimos anos! E claro, não podemos deixar de falar do sensacional set do Eric Prydz que trouxe seu inprint mais Trance e Eletro para um set realmente digno!

O headliner surpresa foi o lendário grupo trance Above & Beyond, que se juntaram à ocasião memorável quando encerraram o festival com um dos sets mais cativantes e eufóricos do final de semana. Muitos criticaram o fato de deles serem a atração surpresa, pois eles não seriam tão inesperados. Muitos pensaram que seria um set do Tiesto de volta ao Trance, ou GAIA. Mas como sempre o trio inglês elevou a vibe ao máximo entregou um encerramento digno para o ASOT stage! Confira você mesmo:

Ultra Worldwide

Um dos palcos que também sempre chama à atenção é o Ultra Worldwide . Esse ano contou com as curadorias do Ultra Korea na sexta, que trouxe em destaque o projeto de NGTHMRE + SLANDER presents Gud Vibrations, Slushii, REZZ e Flosstradamus. Já no sábado, a curadoria ficou por conta do Ultra Japão com grandes nomes como Salvatore Ganacci (que tocou Opus e falou para relaxar o anus novamente), Nora En Pure, Audien e os sets finais de Cedric Gervais seguido de Laidback Luke. Por fim no domingo, o palco sem curadoria específica trouxe os destaques de What So Not, GTA e RL Grime. Em forma de arco, com LEDs por toda a extensão em uma área VIP da Heineken (que podia ser acessada por qualquer um), esse palco estava sempre cheio de ultranauts em busca por diversão e boa música.

DESTAQUES: Rezz também é algo meio experimental, que vai desde um som que eles chamam de industrial, até uma variação do dubstep. Tocou bastante dub no set inclusive e várias autorais. Achamos que foi um show introspectivo por causa desse estilo de música que atende a proposta que ela busca, algo meio “hipnótico”. Mas muito interessante! O set do Audien teve bastante Traps e Future Bass, fugindo um pouco da proposta que ele sempre trouxe que era o Progressive house, com um som bem melódico mesmo, de rádio, com vocal e tudo. Ao longo do set ele foi mudando o som tocando inclusive “Leaving You” que é a track dele mais famosa, foi um set que ele alternava entre a melodia e algumas tracks que os americanos adoram, trap, dubstep e derivados.

LIVE Stage

O LIVE stage que acontece no anfiteatro físico do Bayfront Park é um antigo e conhecido palco que traz bandas e apresentações LIVE. Por lá passaram KSHMR e Kygo em edições passadas. Em 2018 os destaques foram para Empire of the Sun e Virtual Self na sexta-feira! Cada um na sua vibe, trouxe uma atmosfera especial para o festival e toda a multidão que os assistia! No sábado tivemos Keys N Krates, San Holo e seu som Bass e o esperado b2b de Tchami x Malaa No Redemption. No domingo o ponto alto foi a apresentação do The Wailers com Julian Marley e o set do Infected Mushroom.

DESTAQUE:  O Virtual Self fez um set live muito diferente e único. Não esperávamos tanto assim. Um show de luzes e projeção incrível nesse projeto meio experimental. Como uma mistura daquele synth-pop dele (Porter Robinson) com um trance progressivo. Um som bem diferente mesmo, muita qualidade de produção e um set bem elaborado!

UMF Radio

Por fim o UMF Radio é um dos favoritos da galera por sua característica intimista e com um morro em barranco que dá visão privilegiada à todos. Na sexta contou com a curadoria da REVEALED, label de Hardwell. Por lá passaram Sick Individuals, Quintino, KURA e Blasterjaxx, para citar alguns, trazendo o melhor do Progressive e Eletro House. No sábado a curadoria ficou por conta de Brownies & Lemonades com destaque para o set de Valentino Khan. E por fim, o dia mais esperado desse palco, o domingo com a curadoria da JACKED, label do Afrojack.

DESTAQUE: Nesse dia tivemos o orazer de acompanhar o set inteito do duo russo Matisse & Sadko que a 1pm trouxe vários fãs ao sol e calor com o melhor do Progressive House clássico! Um set memorável. Nesse mesmo dia, Bassjackers e DubVision também marcaram presença com sets incríveis.

Pelo quinto ano consecutivo, o Ultra Music Festival foi o tópico de tendências número 1 em plataformas sociais em todo o mundo no fim de semana, com milhões de menções em todas as plataformas. O festival foi firmemente o mais twittado evento de música eletrônica na história. A transmissão ao vivo bateu recorde com o ULTRA LIVE apresentada pela UMF TV. Isso atraiu mais de 30 milhões de telespectadores de todo o mundo, muitos dos quais sintonizaram o set principal da noite de domingo da Swedish House Mafia.

Após extensa coordenação com várias autoridades locais, estaduais e federais, que coletivamente lideraram o esforço de execução de medidas e precauções de segurança, o número de prisões caiu para o nível mais baixo, continuando a tendência de declínio das prisões pelo 5º ano consecutivo, relatado pelo Miami Herald. Abrangendo todo o final de semana, a EDMTunes informou que “Ultra Music Festival deste ano foi rotulado como o mais seguro de todos os tempos”, com prisões e transportes médicos significativamente reduzidos.

Mais uma vez, o Ultra Music Festival superou as expectativas. Entre a reunião do trio sueco, performances surpresa de artistas lendários e produção e iluminação incomparáveis, o festival vai ter um enorme trabalho para se superar em 2019! Para todos que gostam de polemizar ou reclamar por “esporte”, entendam que viver a experiência desse UMF 20 anos foi algo extraordinário e que o Play BPM jamais havia visto antes!

Fiquem ligados, o Ultra Music Festival 2019 acontece nos dias 29, 30, 31 de Março de 2019 , e claro, pelo quinto ano consecutivo, o Play BPM estará lá!  Esperamos que tenham gostado de nosso REVIEW e pedimos que deixem seus comentários!

Aguardem nosso aftermovie com o que aconteceu lá em Miami durante toda a semana do Miami Music Week.