Notícias

Saiba mais sobre o Surreal, novo complexo artístico criado por Renato Ratier

Conforme havíamos anunciado, Renato Ratier está prestes a lançar o Surreal Park , um complexo artístico que promete movimentar ainda mais Santa Catarina . Não se trata apenas de um ambiente para música eletrônica, mas de um espaço de eventos corporativos ou sociais, shows, feiras, casamentos e muito mais, com quase 100 mil m2. Aliás, o cadastro já foi aberto ( clique aqui ) para a pré-venda da programação de verão 2022 que se inicia nesta quinta-feira (4).

A inauguração será realizada no dia 26 de dezembro de 2021 e o Surreal já tem 33 datas agendadas para o próximo ano. Ratier já havia dado alguns spoilers de nomes que se apresentarão no local, bem como revelou uma edição do BPM Festival de três dias com quatro palcos durante o carnaval. Confira a seguir a fase 1 de artistas que passarão pelo Surreal em 2021/2022:

Num primeiro momento, o Surreal contará com três palcos: Nomad Stage (voltado para o BPM mais baixo, como House melódico); o Bells Stage (um celeiro, algo mais industrial e pesado, para o Techno e Tech House); e Raw Room Stage (todo de madeira, numa área mais aberta). Mas Ratier deixa claro que o espaço é modulável, então sempre pode ser formatado de maneiras diferentes. Ele conta que terão pistas surpresas em alguns eventos também, como podemos ver no vídeo de apresentação, que cita a D-Edge Stage.

O local contará com praça de alimentação que abriga cerca de mil pessoas com food trucks e cozinha para apoio, além de estacionamento para 1.600 carros.

Ratier assegura que seu objetivo é valorizar a cena eletrônica nacional e quer dar espaço para esses artistas. "Não adianta trazer os mesmos nomes por 10 anos seguidos. Quero dar um passo a frente e colocar nomes que acho que já deveriam estar numa programação mais avançada, sem ficar pensando em ticket seller. Quero ter uma abrangência musical... não ser nada engessado, ter um trabalho de curadoria mesmo. Ter o melhor para oferecer para o público, além do que já temos, num equilíbrio entre nomes consagrados e novos talentos e gêneros", explica.

O Surreal também terá oficina de arte, pintura, marcenaria, ferro, artes plásticas, musica, visual e escola de DJ pra jovens carentes.

Vale dizer que o local possui uma igreja charmosa, na qual poderão ser celebrados casamentos durante os eventos. "As pessoas vão poder casar, como em Las Vegas, sabe, no final terão um documento, um certificado", conta.

Sobre a descoberta do local, ele revela: "Meu amigo disse que tinha achado um lugar pra mim, que saísse do perímetro urbano. Como tenho um lado natureza muito forte, na visita vi a igreja muito charmosa, tinha espaço garden, no qual eu até já tinha tocado por lá, mas não tinha noção da dimensão. Então resolvi criar essa experiência inédita, que abrange grupos em diferentes ambientes... quero agradecer apoio da prefeitura também."

O Surreal Village também abrigará um complexo de hotelaria, como nove cabanas de tamanhos diferentes em um serviço de hotelaria boutique. "Quem estiver no evento e quiser descansar, por exemplo, poderá se hospedar nessas cabanas, como se fossem pequenas pousadas", explica.

Questionamos Ratier sobre essa nova fase da carreira: "Obrigada pela pergunta, acompanho vocês. Realmente, esse passo é muito importante pra minha carreira profissional, faço eventos há 26 anos, desde 96 faço raves e festas, fundei a D-Edge em Campo Grande, depois m São Paulo e agora no Rio; tive sociedade do Warung, mas o Surreal me permite criar, ter essa liberdade. O D-Edge, por exemplo, é premiado, saiu em diversas revistas de arquitetura, um projeto lindo, que amo muito, mas sempre estou preso dentro da estética tecnológica e futurista, o que não é ruim, mas o Surreal é uma tela em branco que posso ficar pintando. Eu gosto disso, de criar temas e cenários posso ir para todos os lados e isso me dá um prazer enorme em desenvolver esse projeto na arquitetura, luz, paisagismo , modulação, espaço que possibilita isso...", revela.

A sustentabilidade é o mote principal do espaço, bem como o respeito a natureza e o desenvolvimento da consciência para despertar, realmente, uma nova consciência.

Confira a coletiva de imprensa:

Imagem: reprodução - facebook.