Saiba quanto os artistas ganham por ‘play’ no Apple Music, Spotify e Youtube
Você com certeza já teve a curiosidade de saber quanto os artistas ganham por suas visualizações e plays nas plataformas de música como Apple Music, Spotify e Youtube.
Devido a uma pesquisa da RIAA (Recording Industry Association of America) através da Nielsen, BuzzAngle, e MiDIA, nós agora podemos ter uma ideia de quanto os artistas recebem, em dólares, para cada 1.000 streams nas plataformas citadas acima.
Mas, ao contrário da RIAA, a IiB não compilou suas informações da Nielsen, BuzzAngle e MiDIA. Em vez disso, analisaram dados de artistas e uma variedade de diferentes fontes, incluindo a Digital Music News. De acordo com a IiB, para 1.000 plays nos seguintes serviços, os artistas sem gravadoras devem receber em média:
Enquanto os artistas com gravadoras ganham um pouco mais:
Também, recentemente, a empresa Information is Beautiful coletou dados de 8 diferentes plataformas de streamings e gerou uma conta de quantos ‘plays’ seriam necessários em cada uma dessas plataformas, para que um artista conseguisse tirar pelo menos um salário mínimo dali. Para que esses cálculos chegassem a números concretos, foram reunidas as seguintes informações:
Sobre o autor
Rodolfo Reis
Sou movido por e para a música eletrônica. Há 7 anos, idealizei trabalhar com esta paixão, o que me levou a fundar a Play BPM. 3 anos depois, me tornei sócio da E-Music Relations. Morei na Irlanda por 2 anos, onde aprendi a conviver e respeitar ainda mais outras culturas. Já tiquei 28 países do globo, mas ainda sonho em ser nômade. Apelidado carinhosamente pelos amigos de "Fritolfo": quando o beat começa a tocar, eu não consigo parar de dançar.